Portal de Eventos - UEM, V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia

Tamanho da fonte: 
A Brincadeira Acabou: Um caso de Amadurecimento Precoce e Suas Implicações.
Flávia Angelo Verceze, Carla Maria Lima Braga

Última alteração: 2012-07-16

Resumo


Donald W. Winnicott foi médico pediatra e psicanalista que se preocupou com o desenvolvimento humano, e considerou o ambiente como fator primordial para o desenvolvimento saudável. Assim ele exalta a importância do ambiente para a continuação do ser em todas as etapas da vida. Na adolescência ele destaca que o ambiente deve sobreviver aos ataques do adolescente, que apresenta como características a imaturidade. Pois se o adolescente é forçado à maturidade precoce, ele o faz por meio de um processo falso, chegando a um falso-self.

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar através de um caso clínico um amadurecimento precoce, suas implicações no psíquico e na vida do paciente e atitudes do psicoterapeuta diante de tal caso. Foi realizado atendimento individual com uma paciente na Clínica Escola da Universidade Estadual de Londrina, sendo de uma vez por semana e de abordagem psicanalítica. Além dos atendimentos, utilizou-se o Procedimento de Desenhos-Estórias com tema (D-E) “O que é adolescência”? Por ser um instrumento destinado à investigação clínica da personalidade.

Assim no decorrer das sessões e através do desenho história foi possível perceber que a paciente apresenta um intenso sofrimento devido quanto por ter constantes frustrações (abandono da mãe, rejeição do pai, problemas familiares, problemas com o namorado) bem como por ter como obrigação a maturidade em uma fase da vida em que a imaturidade é essencial. Deste modo, pode-se pensar em um amadurecimento precoce por meio de um processo falso devido a uma falha ambiental, que ocorre desde início de sua vida, não oferecendo holding e não sobrevivendo aos seus ataques. O que leva a paciente ter seu processo de procura de si mesmo interrompido e se tornar adulta antes da hora, que ocasiona um grande sofrimento psíquico e uma falta de reconhecimento do que ela mesma é.

Portanto sua terapia consiste em providenciar para ela um ambiente que a permita ser.  Um ambiente que suporte suas idas e vindas, permitindo que faça suas descobertas, que se encontre de forma que a permita amadurecer. 


Palavras-chave


Winnicott; adolescência; amadurecimento.

Texto completo: PDF