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O PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DO DEFICIENTE INTELECTUAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Waléria Henrique dos Santos Leonel, Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


O presente trata-se de um estudo bibliográfico, e tem por objetivo verificar a importância da Educação escolar no desenvolvimento psíquico da criança com deficiência intelectual, tomando por base os pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, em um primeiro momento, dissertamos de forma breve sobre o desenvolvimento do psiquismo infantil, e num segundo momento sobre o papel da escola no desenvolvimento psíquico da criança e em específico da criança com deficiência intelectual. Concluímos que a escola exerce papel preponderante no desenvolvimento psíquico da criança deficiente intelectual, pois para que esta atinja as características mais elaboradas, como o pensamento abstrato, o controle voluntário do comportamento, o raciocínio lógico, entre outros, precisa se apropriar das produções materiais e culturais desenvolvidas pela humanidade ao longo da história. A escola, portanto, apenas conseguirá efetivar o seu papel a partir do momento que conceber esta criança numa visão de homem produtivo e passar a desenvolver seus trabalhos com mediações efetivas, contribuindo assim, para o avanço desta pelo ensino sistematizado.

Palavras-chave


Desenvolvimento do psiquismo; Deficiente Intelectual; Ensino.

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