Última alteração: 2012-07-15
Resumo
Resumo
Este trabalho consiste em parte de pesquisa desenvolvida pela autora e tem como finalidade investigar as concepções de aprendizagem e desenvolvimento que permeiam a ação de professores de Cursos de Licenciatura. Busca entender tais bases teóricas e como os sujeitos da pesquisa compreendem a relação desses elementos ao processo de formação de conceitos. Os fundamentos teórico-metodológicos se baseiam na psicologia histórico-cultural defendida por Vygotsky e colaboradores. A pesquisa de campo utilizada é qualitativa e exploratória, sendo a amostra composta por dez professores que possuem formação em cursos de Licenciatura e de Mestrado e que atuam em cursos de formação docente. O instrumento utilizado para a coleta de dados apresentado nesse recorte foi a entrevista semiestruturada. Os resultados alcançados apontam que há por parte dos sujeitos ações que condizem com as bases teóricas elucidadas. De modo geral, os professores objetivam em sua prática o desenvolvimento cognitivo do aluno a partir da apropriação de conceitos cientificamente elaborados, apesar de não terem contato com teorias específicas sobre o processo de formação de conceito. Os sujeitos relatam dificuldades em relação ao desenvolvimento de novas formas de pensamento no aluno, que em sua maioria não conseguem transpor a realidade imediata, afim de alcançar um tipo de pensamento mais elaborado, denominado de pensamento teórico ou científico.
Palavras-chave – Formação de Professores, Teoria Histórico-Cultural e Formação de Conceitos.