Última alteração: 2012-07-25
Resumo
Psicologia e cidadania
"Psicologia e cidadania" é um projeto do curso de psicologia da Universidade do Norte do Paraná que, desde Agosto de 2011, desenvolve ações de pesquisa e extensão em três bairros de periferia da Região Leste de Londrina. A partir do referencial teórico da Psicologia Social Comunitária, parte-se do pressuposto que a subjetividade se produz em meio a articulações políticas e históricas.
Durante o desenvolvimento do projeto, o conceito de vulnerabilidade tem sido uma ferramenta teórica importante para subsidiar as análises e intervenções, pois possibilita a problematização dos contextos individuais, sociais e programáticos que implicam em diferentes riscos as pessoas no cotidiano.
Numa primeira etapa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 79 mulheres que moram neste território. A análise dos dados coletados indicou uma série de dificuldades vivenciadas por elas, tais como violência doméstica, envolvimento (de algum membro da família) na criminalidade, dificuldades financeiras, desemprego, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.
Frente a tantas demandas, a equipe decidiu atuar especificamente com as questões relacionadas a gênero, sexualidade e prevenção as DST’s, através de intervenções grupais com 40 moradoras da região. Para tanto, foram estabelecidas parcerias com as Secretarias Municipais da Mulher e da Saúde, no intuito de articular intervenções em rede.
Por meio das atividades realizadas, notou-se a imposição de normativas culturais na trajetória das mulheres atendidas, principalmente no que se refere a noções estereotipadas de masculino e feminino, que contribuem significativamente para aumentar o quadro de vulnerabilidades delas a doenças e violências.