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Educação escolar, fracasso e sofrimento: Algumas considerações
Marilda Gonçalves Dias Facci, Flávio Augusto Ferreira de Oliveira

Última alteração: 2012-07-16

Resumo


Este trabalho tem por meta estudar educação escolar e o processo produção do fracasso escolar, tendo em vista a compreensão das manifestações de sofrimento nos alunos com dificuldades no processo de escolarização e que, portanto, trilham o caminho de insucesso na vida estudantil. Utilizando-se da Psicologia Histórico-Cultural como perspectiva teórica, que tem por método de investigação o materialismo histórico e dialético, busca traçar um paralelo entre os temas educação escolar, fracasso escolar e sofrimento do aluno, mostrando os principais aspectos que permeiam cada um desses pontos, além suas correlações e influências. Busca, ainda, propor uma educação que realmente contemple a transmissão-assimilação do saber sistematizado, científico, erudito, produzido pelo homem no decorrer de seu processo histórico e social, que supere a atual forma de educação, baseada em uma sociedade de classes, excludente e culpabilizadora. Desse modo, defende uma educação preocupada com a emancipação humana, que desenvolva ao máximo as potencialidades do indivíduo, promovendo sua completa humanização e, consequentemente, restringindo as possibilidades de manifestação do sofrimento no âmbito escolar.


Palavras-chave


Psicologia histórico-cultural; educação; fracasso escolar; sofrimento.

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