Portal de Eventos - UEM, V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia

Tamanho da fonte: 
TRABALHO DOCENTE, FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E SOFRIMENTO: ALGUMAS DISCUSSÕES COM BASE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Flávio Augusto Ferreira de Oliveira, Adriana Gonzaga Cantarelli, Eliane da Costa Lima, Diego Augusto dos Santos, Marilda Gonçalves Dias Facci

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


- A categoria personalidade na perspectiva Histórico-Cultural, de autoria de Adriana Gonzaga Cantarelli e Marilda Gonçalves Dias Facci, tem como objetivo discorrer sobre a categoria personalidade na perspectiva Histórico-Cultural.

- Escola, atividade docente e alienação, de autoria de Eliane da Costa Lima e Marilda Gonçalves Dias Facci. Objetivo: analisar o processo de alienação no trabalho do professor.

- O adoecimento e sofrimento psíquico de professores: difusão em produções científicas, de autoria de Diego Augusto dos Santos e Marilda Gonçalves Dias Facci. Objetivo: apresentar os resultados de um levantamento bibliográfico acerca do adoecimento/sofrimento psíquico de professores, procurando entender como esta temática vem sendo abordada pelos trabalhos atuais.

- Educação escolar, fracasso e sofrimento: algumas considerações, de autoria de Flávio Augusto Ferreira de Oliveira e Marilda Gonçalves Dias Facci. Objetivo: estudar educação escolar e o processo produção do fracasso escolar, tendo em vista a compreensão das manifestações de sofrimento nos alunos com dificuldades no processo de escolarização e que, portanto, trilham o caminho de insucesso na vida estudantil.


Palavras-chave


Psicologia histórico-cultural; educação; trabalho docente; personalidade; sofrimento.

Texto completo: PDF