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PROJETO DE PESQUISA “PHENIX – A OUSADIA DO RENASCIMENTO DO INDIVÍDUO-SUJEITO”: DO COMPROMISSO TEÓRICO ÀS VIVÊNCIAS PRÁTICAS.
Rodrigo Daniel Trevizan, Maíra Dorighello Cadamuro, Naira Luiza Correia Sergio

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


Introdução

Esta sessão coordenada reúne três trabalhos que são frutos de um mesmo projeto de pesquisa e extensão do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Tal projeto intitulado “Phenix: a ousadia do renascimento do indivíduo sujeito – fase III” pode ser entendido em dois aspectos: a pesquisa teórica e a extensão, de cunho prático. O Primeiro destes trabalhos tem como objetivo apresentar o projeto em ambos os aspectos de uma forma pormenorizada, enquanto os demais trabalhos se tratam de relatos de intervenções que ocorreram no ano de 2011, cada um de um grupo específico.

O projeto em questão é coordenado por duas professoras do mesmo departamento o qual este se vincula, e conta com acadêmicos do curso de Psicologia do primeiro ao último ano, bem como com mestrandos orientandos de ambas as professoras.

O projeto fundamenta-se em dois grandes pilares teóricos. Inicialmente, utiliza-se da Psicanálise, mantendo-se a perspectiva de que este arcabouço teórico oferece conceitos imprescindíveis para compreender os indivíduos, para além de uma visão intimista que considera exclusivamente o psíquico, como Freud (1948) anuncia de modo tão tenaz no seu texto Psicologia de Massas e Análise do Eu: “A vida psíquica individual aparece sempre integrada, efetivamente, ao outro, como modelo, objeto, auxiliar ou adversário, e deste modo, a psicologia individual é ao mesmo tempo e desde o princípio psicologia social [...]” (p.7).

Além da Psicanálise, a subjetividade nessa pesquisa também tem sido compreendida por uma visão histórico-social a partir da Escola de Frankfurt que tem como um dos seus expoentes o filósofo alemão Theodor W. Adorno (1903-1969). Esse autor propõe uma “[...] reelaboração que conduziu a uma espécie de apropriação de categorias psicanalíticas por uma análise materialista da sociedade. [...]” a indagação básica para Adorno não é sobre a dinâmica intrapsíquica, mas sobre o caráter socialmente necessário de sua manifestação em condições dadas. (Cohn, 1986, p.17). Os conceitos principais deste autor que dão respaldo ao projeto para a análise da sociedade são indústria cultural, racionalidade técnica (razão instrumental), semiformação e personalidade autoritária.

A parte prática deste projeto se trata de intervenções, aos moldes da Pesquisa Participante, tal como proposta por Le Boterf (1985) cuja população-alvo são adolescentes de uma escola pública da periferia da cidade de Maringá que estudam no período noturno. Trata-se de adolescentes pauperizados e estigmatizados cujo objetivo das intervenções é de neles provocar um pensar crítico. E, ao pensarem criticamente, poderem ir além das aparências, do visível, do apresentado nessa atual sociedade do consumo e do espetáculo (Bauman, 1998; Debord, 1997). Sociedade essa regida pelo capital, que se encontra representado pelo sistema político econômico neoliberal contemporâneo.

 

Objetivos

Esta sessão coordenada tem, então, como objetivo: 1) apresentar de forma mais detalhada o referido projeto de pesquisa, tanto em seus aspectos estruturais, teóricos, práticos e políticos; 2) bem como apresentar dois relatos de grupos de intervenção deste projeto ocorridos no ano de 2011, como ilustração da proposta do projeto.

Como o projeto tem como proposta teórica e política a Pesquisa Participante, esta preconiza que todo o conhecimento produzido durante a pesquisa não deve restringir-se apenas aos pesquisadores, mas sim, que este seja compartilhado tanto com os sujeitos com os quais a pesquisa é realizada, como também para a comunidade científica. Por isto, faz-se necessária a divulgação dos conhecimentos produzidos

 

Método

Como já exposto acima, o primeiro trabalho trata-se de uma Pesquisa documental, tal como proposta por (Marconi e Lakatos, 2003) cujo objetivo é apresentar o projeto Phenix e sua proposta; e os demais trabalhos são relatos das Pesquisas Participantes (Brandão, 1985), que se integram ao projeto em questão.

 

 

 

Síntese dos trabalhos

Considerando que a apresentação do projeto, objetivo este do primeiro trabalho da sessão coordenada, já foi em partes realizada neste documento, nos limitaremos a uma apresentação sintética apenas dos dois trabalhos restantes.

O segundo trabalho a ser apresentado, trata-se do grupo de intervenção realizado no colégio supracitado, com alunos da 5ª e da 6ª série do Ensino Fundamental. Este grupo foi marcado por uma alta rotatividade de alunos, sendo também estes entendidos pela instituição como “alunos-problema”. Os principais temas trabalhos neste grupo foram: Drogas, violência, jornalismo e mídia, rebeldia e movimentos sociais. O resultado do trabalho foi surpreendente aos acadêmicos, pois estes puderam constar, no final do ano letivo, que as indagações e reflexões levantadas durante o ano com os adolescentes os haviam marcado mais intensamente do que o até então verificado.

Quanto ao último trabalho, trata-se também de um relato de um grupo cuja atuação deu-se com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, da mesma instituição. Este grupo teve uma menor rotatividade e um maior número de integrantes, o que facilitou a continuidade e a riqueza das discussões ao longo do ano. Os temas abordados foram: propagandas, dinheiro, drogas, ideologia e professores. Por este grupo se tratar de alunos com maiores apropriações com o conhecimento escolar/científico, a discussão, bastante embasada em conceitos marxistas, pôde desenvolver-se de uma forma mais conceitual. Ao final do ano, neste grupo também pôde ser observado o desenvolvimento de uma postura mais crítica por parte dos adolescentes frente aos fatos cotidianos que se lhes são vividos.

 

 

Referências

 

Bauman, Z. (1998). Mal-Estar na Pós-Modernidade.  Rio de Janeiro: Zahar.

Cohn, Gabriel. (1986). Introdução: Adorno e a teoria crítica da sociedade. In: Cohn, G. (Org.); Fernandes, F. (Coord.). Sociologia. (pp. 7-30, Grandes Cientistas Sociais, 54).  São Paulo: Ática.

Debord, G. (1997). Sociedade do Espetáculo. São Paulo: Contraponto.

Freud, S. Psicologia de las masas. (1948) In S. Freud. Obras Completas (v.1). Madrid: Biblioteca Nueva. (pp. 1119-1157)

Le Boterf, G. Pesquisa participante: Propostas e reflexões metodológicas. (1985). In: Brandão, C. R. (org.). Repensando a pesquisa participante (2. ed). São Paulo: Brasiliense. (pp. 51-81).


Palavras-chave


phenix, psicanálise, teoria crítica, pesquisa participante

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