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Desenvolvimento das Funções psicológicas superiores o adolescente na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
Manoel Teixeira Junior, Fabiola de Mello Nogueira, Franciele Romano, Wilian Jose Luis da Silva, Fabiola Batista Gomes Firbida

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


A divisão em períodos cronológicos de desenvolvimento ainda continua a ser pesquisado, apesar de existir uma certa concordância entre os teóricos sobre as características que delimitam cada etapa de crescimento. O período que antecede a vida adulta, após a puberdade, foi denominado de adolescência e é a concepção vigente mais aceita pela Psicologia. Esse período denominado de adolescência vem sendo caracterizado em nossa cultura como um período marcado por conflitos, rebeldia e crises de identidade. A Psicologia vem fortalecendo essa visão naturalizante, corroborando com a ideia de que as crises de identidade desta fase da vida fazem parte das características naturais que marcam essa etapa do desenvolvimento humano. O objetivo deste trabalho é levantar alguns pontos de reflexão, que se contrapõe com a visão tradicionalmente aceita pela Psicologia sobre a adolescência, utilizando como base a visão da Psicologia Histórico-Cultural de base marxista. Para tanto, focamos nosso estudo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, pois entendemos que estas funções permitem o desenvolvimento da adolescência não como algo natural, mas construído social e historicamente. Dessa forma, vamos mostrar a importância do desenvolvimento das funções psicológicas superiores no desenvolvimento do adolescente, principalmente como responsabilidade da Educação.


Palavras-chave


Adolescência; Psicologia Sócio-Histórica; Funções Psicológicas Superiores

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