Portal de Eventos - UEM, V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia

Tamanho da fonte: 
POESIA INFANTIL EM CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO DE ENCANTOS
Maria Helena Silva, Eliana Claudia Graciliano, Marta Chaves, Karen Lane Silva

Última alteração: 2012-07-19

Resumo


Resumo: O texto apresenta estudos e reflexões iniciais referentes às possibilidades de um trabalho pedagógico com poesias infantis em instituições educativas formais. Faz-se necessário analisarmos as concepções atribuídas por pesquisadores apoiamo-nos em autores que abordam a referida temática. Foi verificado como este gênero textual tem sido trabalhado no ambiente escolar. Observamos que a poesia tem sido, em grande parte das vezes, apresentado de forma descontextualizada e/ou fragmentada, quando não com a pretensão de utilizá-lo meramente para o ensino da estrutura geral de poesia, com foco especificamente em estrofes e rimas. Esta pesquisa foi pautada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural por consideramos a que melhor permite pensarmos a organização do ensino assim como em intervenções que contribuam significativamente com os indivíduos em processo de formação.


Palavras-chave


Teoria Histórico-Cultural. Intervenções Educativas. Poesia.

Texto completo: PDF