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Atividades de desenho e aprendizagem da linguagem escrita: uma relação possível e necessária
Tatiana Custódio, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

Última alteração: 2012-07-15

Resumo


O desenho é um recurso muito utilizado, principalmente nos centros de Educação Infantil e nas escolas de Ensino Fundamental. Contudo a prática de desenhar, como uma ferramenta que pode favorecer os processos de alfabetização e letramento, é, geralmente, pouco observada nos estágios realizados pelos acadêmicos do curso de Pedagogia. Vale ressaltar que alfabetização e letramento constituem-se processos distintos, mas são indissociáveis no processo ensino-aprendizagem da criança. Além disso, em função de uma nova modalidade de fracasso escolar (as crianças entram na escola, nela permanecem e são promovidas, mas muitas não aprendem a ler e escrever), na atualidade, muito se discute a respeito de metodologias que proporcionem êxito no ensino da leitura, da escrita e do uso social dessas habilidades. Busca-se, segundo Soares (2003), “reinventar” a alfabetização. Para esclarecer esta questão, destacamos as reflexões que Vigotski (2000) faz em relação ao desenho feito pela criança, constituindo-se na mais importante orientação metodológica deixada pelo referido autor para o encaminhamento do ensino da linguagem escrita: preparar e organizar o deslocamento do desenho das coisas para o desenho das palavras. Em um estudo realizado anteriormente (LUCAS; CUSTÓDIO; VIDOTTI, 2010) observou-se esta relação evidenciada por Vigotski acerca do desenho, em quatro turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. No entanto concluímos que o desenho foi pouco utilizado, pelo fato de as crianças já estarem em contato com o código alfabético e, portanto, o deslocamento do desenho das coisas para o desenho das palavras já havia sido contemplado. Frente a isto, chegamos a conclusão de que se faria pertinente a observação em crianças que ainda não tivessem frequentando o 1º ano e que ainda não tivessem tido contato com o código escrito de forma sistematizada. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de analisar as situações nas quais o desenho é proposto às crianças que frequentam o terceiro nível da Educação Infantil, visando compreender a importância deste para os processos de alfabetização e letramento.

Palavras-chave


Desenho; Escrita; Alfabetização.

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