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ESCUTA E HOLDING NO ATENDIMENTO A PAIS DE UMA CRIANÇA AUTISTA
Maria Ângela Favero-Nunes

Última alteração: 2012-09-09

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca da utilização da consulta terapêutica com pais de uma criança autista como recurso para ajudar o casal no enfrentamento da situação. Participaram deste estudo cinco casais cujo filho tinha sido diagnosticado recentemente, tendo iniciado as atividades em uma instituição para tratamento educacional especializado. Trata-se de uma pesquisa de metodologia clínico-qualitativa com referencial teórico e técnico da Psicanálise. De acordo com as narrativas dos pais, observou-se que cada casal utilizou o setting proposto de forma singular e única, configurando-o de acordo com suas necessidades. Percebeu-se que a situação da entrevista favoreceu a criação de uma demanda que estava latente, tendo sido adotada como um espaço de escuta e de holding aos pais, ajudando no alívio das angústias. Preconiza-se que essa modalidade possa servir como um dispositivo de atenção à saúde mental, nos serviços relacionados à problemática em questão.


Palavras-chave


autismo; consulta terapêutica; pais; Psicanálise

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