Portal de Eventos - UEM, X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZANDO ANÁLISE DE MODELOS E SUA RELAÇÃO COM A MODELAGEM MATEMÁTICA: RELATO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA

Última alteração: 2017-09-15

Resumo


O artigo tem como principal objetivo analisar como um grupo de professores de Matemática do Ensino Básico caracteriza o termo “Análise de Modelos”, partindo do pressuposto que se trata de uma alternativa metodológica de ensino, e qual sua relação com a Modelagem Matemática no contexto educacional. Por meio de um questionário sobre o tema aplicado aos 25 participantes, coletaram-se dados que foram analisados, utilizando como método de pesquisa a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). A análise aponta que os participantes da pesquisa concebem ou caracterizam a “Análise de Modelos” de três modos diferentes, conforme as categorias emergentes de seus relatos: como abordagem de ensino que utiliza modelos matemáticos prontos para resolver situações-problema de fenômenos reais; para exemplificação de situações-problema de fenômenos reais; como etapa do processo de Modelagem Matemática. Evidencia que há uma relação muito próxima da “Análise de Modelos” com a Modelagem Matemática, seja como uso de modelos advindos de um processo de Modelagem ou como parte integrante desse processo.

Palavras-chave


Modelagem na Educação Matemática, Análise de Modelos

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.