Portal de Eventos - UEM, X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DA TRIGONOMETRIA MEDIADA PELA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE TELHADOS
Rodrigo Tavares da Silva, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi

Última alteração: 2017-09-25

Resumo


O trabalho é resultado de uma experiência em sala de aula com alunos do ensino médio, na qual foi proposta uma atividade de Modelagem Matemática, com o intuito de explorar conceitos de trigonometria já estudados. O tema da atividade desenvolvida pelos alunos foi a construção de um telhado, sendo considerados apenas as telhas e o madeiramento, a fim de estimar o custo para a sua construção. O encaminhamento dado à atividade segue a perspectiva educacional da Modelagem Matemática, visto que o conceito e a didática se complementam para a aprendizagem. Os dados analisados seguem orientações da pesquisa qualitativa, por meio da qual foi possível promover discussões a partir das resoluções feitas pelos alunos. As conjecturas apresentadas vieram a contribuir para o ensino da Matemática, na promoção de discussões e reflexão acerca dos conceitos da trigonometria, dando autonomia aos alunos para que os mesmos pudessem formular hipóteses e participar de forma ativa na resolução da atividade.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.