Portal de Eventos - UEM, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE / III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE OLÍMPICO

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Vivência em esgrima: experiência do Programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto
Maria Clara Soares Pontoglio, Renato Francisco Rodrigues Marques

Última alteração: 2015-08-31

Resumo


Introdução: O Programa Curumim é um programa socioeducativo oferecido pelo Sesc, o  qual busca o desenvolvimento integral de crianças de 7 a 12 anos através de atividades artísticas, esportivas, lúdicas e recreativas realizadas no tempo livre. Para a organização das atividades, o programa conta com módulos, dentre eles o módulo “expressão física”, o qual compreende modalidades esportivas, jogos e brincadeiras. Objetivos: Este trabalho objetivou retratar as considerações e relatos das crianças a respeito da vivência em esgrima, visto que é importante oferecer práticas diversificadas para a ampliação do conhecimento sobre a cultura de movimento, bem como a participação ativa da criança no processo educativo. Metodologia: Com base nas diretrizes, foi realizada uma vivência em esgrima para as crianças do Curumim, no Sesc Ribeirão Preto/SP, que consistiu em: a) contextualização histórica da modalidade; b) a descrição dos tipos de equipamentos utilizados; c) confecção de espadas de jornal; e d) disputa em duplas, praticando fundamentos do referido esporte, como o deslocamento para o ataque e para a defesa e a estocada. Após a atividade, os participantes responderam por escrito as seguintes perguntas sobre a vivência: 1) “Qual é a sua opinião sobre a atividade realizada?”; 2) “Você aprendeu algo novo com esta atividade? Se tiver aprendido, o que aprendeu?”; 3) “Você acha que outras crianças que participam do Programa Curumim em outro Sesc gostariam de realizar esta atividade? Por quê?”. Resultados: Através de análise de conteúdo, foi possível identificar os seguintes resultados nas respostas das crianças: a) a vivência em esgrima foi considerada divertida, interessante e pouco conhecida pelas crianças, além de proporcionar grande interação entre as mesmas; b) a maioria respondeu que aprendeu algo novo com a atividade; c) a maior parte dos participantes mencionou também que outras crianças gostariam de realizar a atividade devido ao seu caráter lúdico e diferente das modalidades esportivas mais divulgadas; d) o desafio e a disputa respeitosa entre as crianças. Conclusões: Concluiu-se que a vivência em esgrima atingiu os objetivos propostos pelo programa, como o aprendizado de elementos da cultura corporal de forma lúdica e a socialização.


Palavras-chave


Programa Curumim; Esgrima; Educação Física

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