Portal de Eventos - UEM, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE / III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE OLÍMPICO

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DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL EM CRIANÇAS COM 9 E 10 ANOS DE IDADE
Aryelle Malheiros Caruzzo, Eduardo Henrique Marconi, Nayara Malheiros Caruzzo, Luciane Cristina Arantes da Costa, Andressa Ribeiro Contreira, Viviane Aparecida Pereira dos Santos

Última alteração: 2015-08-31

Resumo


Introdução: Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) é o termo utilizado para descrever atrasos no desenvolvimento de habilidades ou na coordenação do movimento, que resulta em uma criança com extrema dificuldade em realizar tarefas diárias ou acadêmicas. Objetivo: Investigar a prevalência de provável DCD em escolares das regiões norte e noroeste do Paraná considerando o nível socioeconômico e a idade. Metodologia: Participaram do estudo 119 crianças de ambos os sexos, matriculados em escolas públicas pertencentes às regiões norte e noroeste do Paraná. Foi utilizada a bateria de testes Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) e o Critério de Classificação Econômica Brasil – CCEB (ABEP, 2003). Para análise dos dados utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov, “U” de Mann-Whitney e correlação de Spearman. adotando p<0,05. Resultados: Os resultados demonstraram prevalência de provável DCD de 6,7% (n=8), para risco de DCD, 4,2% (n=5) e desenvolvimento típico 89,1% (n=89). A maioria das crianças foi classificada na classe socioeconômica “D-E” (n=51), seguidas da “C” (n=34) e “B” (n=34). Não houve diferença significativa na correlação do nível motor com o nível sócio econômico das crianças. Na comparação entre as regiões  o grupo de crianças com DT apresentou diferença estatisticamente significativa em relação à idade (9 anos (P=0,003), 10 anos (P=0,028) e 9 e 10 anos (P=0,0001)), evidenciando melhor desempenho para as crianças da região Noroeste. Conclusão: Conclui-se prevalência de acordo com a estimativa mundial para provável DCD e risco de DCD.  Foi evidenciado melhor desempenho para crianças com desenvolvimento típico da região Norte, demonstrando diferença significava para todas as idades.


Palavras-chave


prevalência; crianças; desordem coordenativa desenvolvimental.

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