Portal de Eventos - UEM, I Encontro de Modelagem Estatística

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AVALIAÇÃO DOS DETERMINANTES SOBRE O ATRASO ESCOLAR E VITIMIZAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR (PENSE), 2015
Olívia Takahashi Margarido, Flávia Fernanda da Silva Machado, Marina Silva da Cunha

Última alteração: 2017-11-29

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar os condicionantes do atraso escolar e vitimização dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da PeNSE 2015. Quando analisadas as variáveis determinantes do atraso escolar e vitimização, buscou-se considerar características do aluno, características do aluno em relação à escola, aspectos da escola e composição familiar. A modelagem econométrica utilizada foi o probit bivariado, considerando o problema de endogeneidade. Os resultados mostraram que as diferentes características tem impacto significativo tanto sobre o atraso escolar quanto sobre a vitimização. Concluiu-se que essas duas variáveis são fatores impeditivos para o aumento do capital humano, sendo que medidas que procurem aumentar a integração das escolas com a sociedade deveriam ser implementadas no intuito de tirar os jovens das ruas e aumentar o interesse dos mesmos pela educação.

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