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COMO EDUCAR EM TEMPOS DE BARBÁRIE: O CARÁTER HUMANIZADOR DA EDUCAÇÃO
Ana Carolina Galvão Marsiglia

Última alteração: 2016-12-20

Resumo


A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Isso porque tomamos como premissa que a atividade vital humana é o trabalho, que se explica pela relação de transformação da natureza pelos seres humanos. Assim, o trabalho, em sua acepção ontológica, forma o ser humano, por meio das mediações instituídas a cada novo ser da espécie por aqueles que já constituem o conjunto da humanidade. Ora, humanizar o ser humano é, pois, um processo educativo (SAVIANI, 2007). Entretanto, se a origem da educação coincide com a própria origem humana, o surgimento da classe dos proprietários e dos não-proprietários cria uma cisão, desde a Antiguidade, entre educação e trabalho. Como explica Saviani (2007, p. 155), a classe proprietária tem uma educação “[...]centrada nas atividades intelectuais, na arte da palavra e nos exercícios físicos de caráter lúdico ou militar”, enquanto a classe não-proprietária se educa por meio do próprio processo de trabalho. A origem da escola está ligada, pois, à educação da classe proprietária.

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