Portal de Eventos - UEM, Fórum de Práticas de Ensino de Música

Tamanho da fonte: 
Espaço de colaboração com professores de violino no estágio curricular obrigatório: uma eclosão de ideias e reflexões sobre a pedagogia do instrumento
Mary Hilary da Cruz Moreira

Última alteração: 2021-08-12

Resumo


Este texto se caracteriza como um relato de experiência de minha prática de estágio curricular supervisionado do curso de graduação em licenciatura em Música, desenvolvido em formato de curso de extensão universitária. Essa prática teve como objetivo desenvolver um trabalho de aprendizagem colaborativa com professores de violino, visando a troca de experiência e também o aprendizado por meio do diálogo, pois cada participante pode apontar diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto e dessa forma gerar novos conhecimentos para o próximo (TORRES e IRALA, 2014. VIVACQUA, 2011). Portanto a metodologia utilizada foi a abordagem colaborativa e os encontros foram via plataforma online (Google Meet). Como resultado essa prática levou ao compartilhamento de diferentes materiais e estratégias didáticas para o ensino do violino, bem como nos fez refletir sobre a pedagogia do instrumento, principalmente para crianças.


Palavras-chave


Ensino colaborativo; Estágio em música; Violino; Educação musical

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.