Última alteração: 2019-07-07
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar quais informações as empresas estão divulgando sobre o Ajuste a Valor Presente (AVP) de contas do ativo e passivo, considerando os conceitos estabelecido pelo Pronunciamento Técnico CPC nº 12. O estudo do tipo descritivo usou a estratégia de pesquisa de arquivo, com coleta de dados nos relatórios contábeis de empresas, do segmento do Novo Mercado, listadas na B3. Para a coleta dos dados foi empregada a análise de conteúdo com a elaboração de uma planilha, com mapeamento de quais itens estipulados pelo CPC 12 as empresas estão divulgando. Os resultados apontaram que o conteúdo obrigatório do CPC 12 teve uma média de frequência de divulgação de 53,14%. Dos sete itens que são obrigatórios para divulgação, o mais frequente entre as empresas é: qual a conta que está sendo aplicado o AVP. O item menos frequente é em relação ao porquê de a administração adotar o AVP como método de avaliação. A conclusão é de que as empresas não estão divulgando os itens obrigatórios a contento, pois o percentual global de frequência encontrado sinaliza que ainda é necessário um cuidado maior na divulgação dessas informações. Além disso, foi verificado que os itens evidenciados não apresentam clareza que permitam ao usuário da informação compreender em sua totalidade de que forma o AVP está sendo calculado e aplicado pelas empresas da amostra.