Última alteração: 2014-02-14
Resumo
Os Portais de Transparência podem ser enquadrados como um tema relativamente novo, onde, principalmente com o advento da Lei de Acesso à Informação, estão passando por um processo de mudança em relação ao conteúdo que devem conter para atender à sociedade como agente de controle social. Dessa forma, este trabalho se propõe a investigar o conhecimento dos cidadãos sobre esses Portais, no que tange quais informações são necessárias ao controle social, principalmente quanto a clareza das informações apresentadas e ainda quanto a participação dos cidadãos como controle externo. Quanto ao método de pesquisa ela se caracteriza como exploratória, mista e de campo, onde foram aplicados e coletados 50 questionários com o propósito de atender aos objetivos propostos. Ao analisar os dados coletados constatou-se que os principais resultados provêm da montagem de uma tabela contendo necessidades informacionais relatadas pelos respondentes, onde alguns dos pontos levantados não são previstos em lei para que seja dado amplo acesso e que são fonte de discussões e investigações no sentido de consolidar tais necessidades informacionais. Do ponto de vista conclusivo foi possível constatar que as informações não estão sendo passadas à sociedade em uma linguagem fácil, clara e transparente e que ainda há necessidade de ampliar a pesquisa para fins de demonstrar com mais precisão quais são as informações necessárias para fins do controle social.