Portal de Eventos - UEM, 25ª Semana do Contador de Maringá (2013)

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JOGOS DE EMPRESAS: AVALIAÇÃO DOS BENEFÍCIOS GERADOS AOS ACADÊMICOS E DAS VARIÁVEIS RELACIONADAS AO DESEMPENHO
JANAINA PEREIRA ASSIS, LUANA BATISTA VIEIRA, VALTER DA SILVA FAIA

Última alteração: 2014-02-14

Resumo


Com a busca por métodos capazes de oferecer ao aluno maior capacitação para o mercado de trabalho, disciplinas como os jogos de empresas (JE’s) tem se apresentado um eficiente modelo de estratégia de ensino e aprendizagem. Deste modo o presente trabalho tem por objetivo apresentar por uma perspectiva dos alunos, os benefícios que a disciplina oferece aos participantes, e quais desses benefícios são mais desenvolvidos por eles com a utilização dessa metodologia. E ainda, verificar se as decisões tomadas pelos participantes da disciplina, têm influência significativa sobre os resultados obtidos através das variáveis que integram as atividades na simulação empresarial.  Com a aplicação de uma pesquisa exploratória, ao curso de Ciências Contábeis de uma universidade no noroeste do Paraná, utilizando da análise de correlação e frequência absoluta e relativa, dados mostram que, em média 83% (por cento) dos alunos desenvolveram habilidades como trabalho em equipe, senso crítico e raciocínio lógico. As variáveis quando relacionadas ao desempenho, apresentam índices de correlação fracos e ínfimos, sendo o interesse a única variável avaliada como moderada positiva. Sendo assim, acredita-se que as informações do estudo contribuem para o entendimento do tema e para análise quanto á futuras adaptações em relação ás metodologias e aplicações do jogo.


Palavras-chave


Jogos de empresas; Simulação empresarial; Estratégia de ensino.

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