Última alteração: 2014-02-14
Resumo
Com a busca por métodos capazes de oferecer ao aluno maior capacitação para o mercado de trabalho, disciplinas como os jogos de empresas (JE’s) tem se apresentado um eficiente modelo de estratégia de ensino e aprendizagem. Deste modo o presente trabalho tem por objetivo apresentar por uma perspectiva dos alunos, os benefícios que a disciplina oferece aos participantes, e quais desses benefícios são mais desenvolvidos por eles com a utilização dessa metodologia. E ainda, verificar se as decisões tomadas pelos participantes da disciplina, têm influência significativa sobre os resultados obtidos através das variáveis que integram as atividades na simulação empresarial. Com a aplicação de uma pesquisa exploratória, ao curso de Ciências Contábeis de uma universidade no noroeste do Paraná, utilizando da análise de correlação e frequência absoluta e relativa, dados mostram que, em média 83% (por cento) dos alunos desenvolveram habilidades como trabalho em equipe, senso crítico e raciocínio lógico. As variáveis quando relacionadas ao desempenho, apresentam índices de correlação fracos e ínfimos, sendo o interesse a única variável avaliada como moderada positiva. Sendo assim, acredita-se que as informações do estudo contribuem para o entendimento do tema e para análise quanto á futuras adaptações em relação ás metodologias e aplicações do jogo.