Última alteração: 2014-02-14
Resumo
O presente estudo buscou analisar uma realidade de mercado atual, no qual o preço de venda do produto é ditado pelo mercado, assim as empresas precisam atender a esse preço de venda adequando seus custos e respeitanto sua margem de lucro. Desta necessidade surgiu a questão de pesquisa: Como o custo alvo pode contribuir na gestão estratégica de custos para atender o preço ditado pelo mercado, em uma empresa de produção por encomenda? A pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia de estudo de caso, do tipo exploratória, bibliográfica, qualitativa quanto à abordagem do problema e de campo quanto ao ambiente. Teve como objetivo aplicar, o Custeio Alvo em uma indústria de produção por encomenda de automação industrial no municipio de Maringá, Paraná no ano de 2013. O objeto de estudo foi uma mesa semi automática para fechamento de tampas. Posteriormente, levantaram-se dados de custos e despesas da empresa para aprurar o custo do produto. Assim, apurou-se o custo do produto através do Custeio por Absorção, associado à aplicação do Custeio Alvo, utilizando, a metodologia da Engenharia do Valor, constatando que através do referencial teórico exposto, a aplicabilidade desta metodologia às empresas de produção por encomenda.