Portal de Eventos - UEM, III Simpósio de Pós Graduação em Engenharia Urbana

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A UTILIZAÇÃO DE CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA NA PRODUÇÃO DE PILARES: estudo de impacto econômico e ambiental
Hugo Sefrian Peinado, Willian Wagner de Freitas Santos, Romel Dias Vanderlei, José Luiz Miotto, Marisa Fujiko Nagano

Última alteração: 2013-10-18

Resumo


O estudo de implantação de novas tecnologias ou da utilização de alternativas tecnológicas já existentes visando à sustentabilidade na construção de edificações, questões ambientais e a diminuição do consumo dos recursos terrestres tem permeado discussões no meio técnico nas últimas décadas. Uma das alternativas tecnológicas ainda não largamente empregada é o Concreto de Alta Resistência (CAR), que é um material com microestrutura mais densa, propiciando maiores resistências e menor permeabilidade, possibilitando a construção de elementos estruturais com menores dimensões e maior durabilidade. Outro aspecto, relacionado à questão ambiental, destaca que, na produção do cimento, há uma geração média de 830 kg de CO2 por tonelada de cimento e alto consumo energético. Desta forma, o presente trabalho objetiva avaliar os impactos econômicos e ambientais decorrentes da utilização de CAR no dimensionamento e execução de pilares em edificações residenciais ou comerciais. Para isso, foi estabelecido um carregamento padrão para um pilar de seção transversal quadrada e analisou-se o dimensionamento dessa seção, custo de execução para concretos com fck variando de 20MPa a 50MPa e consumo de cimento por elemento estrutural. Os resultados mostraram que com o aumento da resistência à compressão do concreto é possível obter pilares com menores dimensões, proporcionando maior aproveitamento dos espaços com menor custo e, ainda, reduzindo os danos causados ao meio ambiente no que se refere ao menor consumo de cimento por elemento estrutural.


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