Última alteração: 2013-04-03
Resumo
Nos centros urbanos, o ruído de tráfego de veículos é considerado um dos principais responsáveis pela poluição sonora urbana. Nos últimos anos, vários métodos vêm sendo desenvolvidos para analisar e mapear o ruído no ambiente urbano, a partir da aplicação de diversos parâmetros e critérios. Com o objetivo de verificar a influência da geometria das vias no ruído urbano, esse trabalho identifica também, sob o ponto de vista estatístico, a representatividade do tempo de 5 minutos de coleta de dados acústicos em relação ao de 15 minutos. Para isso são tomados como referência 12 pontos urbanos que apresentam características distintas de volume e de composição de tráfego na cidade de São Carlos, SP. As campanhas de medição aconteceram em horários considerados de pico e em dias típicos da semana. Simultaneamente, foi realizada a contagem de número de veículos e sua composição (veículos leves, motocicletas e veículos pesados). Foram identificadas as geometrias e os perfis topográficos de cada ponto de coleta e avaliados os níveis de pressão sonora equivalente (LAeq) e os níveis estatísticos (LAF10, LAF50 e LAF90). As análises estatísticas basearam-se em regressão múltipla, regressão linear, correlação e teste de hipóteses. Quanto à geometria urbana verificou-se que, a medida que a altura das edificações aumenta em relação à largura da via (relação H/W), o nível de ruído também aumenta. Quanto ao tempo de amostragem de 5 e 15 minutos pôde-se constatar que não existem diferenças significativas entre si para uma via de fluxo intenso. Assim, pode-se otimizar o tempo de coleta e extrapolar o período de medição para outros horários de pico no decorrer de diferentes dias e em diferentes situações.