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ESTUDO DO DESEMPENHO DA ILUMINAÇÃO NATURAL E A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO: estudo de caso
Última alteração: 2013-04-03
Resumo
A arquitetura de uma edificação é regida de uma série de requisitos de projeto, porém, certas obras não atingem um determinado nível que possibilite a maximização das variáveis de conforto ambiental simultaneamente. A variável ambiental, iluminação, pode afetar o comportamento do indivíduo, produzindo conforto ou desconforto, alterando desta forma o desempenho da realização de uma determinada tarefa visual realizada pelo mesmo. O processo de aprendizado em salas de aula e o consequente desempenho do aluno sofrem influência direta das características físicas do ambiente de ensino. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho luminoso de salas de aula. Para isso, foi selecionada uma amostra, com orientações cardeais distintas, e realizaram-se medições da iluminação natural, seguindo os procedimentos estabelecidos na NBR 15215-4:2005, em dia de céu claro e encoberto em distintas estações do ano, bem como aplicação de questionários com os usuários. Os resultados finais apresentaram uma iluminância média abaixo dos valores recomendados pela norma, independente da estação do ano e da aparência da abóbada celeste. E a falta de percepção dos usuários na questão de iluminação natural.
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