ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ORIGINAL DE MARINGÁ RECOMENDÁVEIS AO PROJETO DE CIDADES
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1. | Título | Título do documento | ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ORIGINAL DE MARINGÁ RECOMENDÁVEIS AO PROJETO DE CIDADES |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Olindo Savi; Universidade Estadual de Maringá; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Cristiane Galassi; Universidade Estadual de Maringá; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Renato Leão Rego; Universidade Estadual de Maringá; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Juares José Pereira; Universidade Estadual de Maringá; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Grasielle Cristina dos Santos Lembi Gorla; Universidade Estadual de Maringá; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | |
4. | Descrição | Resumo | A beleza das cidades antigas está fundamentada na arquitetura de seus edifícios e na forma de sua disposição em relação ao traçado urbano. Já as cidades mais modernas foram implantadas segundo conceitos de urbanismo bem definidos, procurando buscar na topografia do sítio os aspectos formais que possam lhe conferir individualidade e beleza própria. Dentro deste panorama, o objetivo do presente estudo foi analisar a forma urbana de Maringá, localizada no noroeste do Paraná, à luz dos princípios da “cidade do amanhã” estabelecidos por Howard no começo do século passado e formalizados por Unwin e Parker no projeto da cidade-jardim de Letchworth na Inglaterra. A análise dos resultados demonstrou que muitos dos aspectos da cidade de Maringá poderão ser utilizados no planejamento de novas cidades ou bairros, dentre eles: o traçado orgânico respeitando a topografia do sítio; a individualidade do traçado urbano; a escolha do local para o centro e a estruturação do centro principal; a divisão da cidade em centros poli-nucleares; a hierarquia do sistema viário; o uso de rotatórias nas convergências das principais vias; a forma de construir a paisagem urbana e a forma de organização espacial da cidade. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2012-10-19 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | http://eventos.uem.br/index.php/simpgeu/simpgeu/paper/view/879 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | SIMPGEU - Simpósio de Pós Gradução em Engenharia Urbana; III Simpósio de Pós Graduação em Engenharia Urbana |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |