Portal de Eventos - UEM, IX Seminário de Prática de Pesquisa em Psicologia da UEM

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MULHERES MUSICISTAS: UMA (DES) CONSTRUÇÃO COTIDIANA MARCADA POR OPRESSÕES E REPRESENTAÇÕES.
Aluna Milena Saravy Tibiletti, Professora Doutora Regiane Cristina de Souza Fukui

Última alteração: 2020-07-02

Resumo


Palavras-chave: Teoria das Representações Sociais. Machismo. Capitalismo. Musicistas.

Historicamente, a representação e o papel social das mulheres estão delimitados pormúltiplas formas de opressão engendradas tanto em nossa cultura quanto nas organizaçõessociais. Assim, enquanto a figura do homem está ligada à racionalidade e ocupa os espaçospúblicos e o topo das hierarquias, as mulheres são definidas como naturalmente frágeis,manipuláveis e submissas, sendo confinadas nos espaços privados. Consequentemente, aoserem controladas e isoladas no ambiente doméstico, essas ocuparam uma posição passivadiante da construção de suas próprias narrativas, sendo os homens os sujeitos responsáveis,intencionalmente, pela descrição de um ‘‘eu feminino’’ e seus respectivos desejos,pensamentos, sentimentos e vivências. Este ordenamento, seguindo as normativas de gênero,foi instituído, além do âmbito político, científico e econômico, nos meios de expressão dassubjetividades, singularidades, emoções e opiniões, como a música. Para mais das outrasformas artísticas, a produção musical também foi e é, em sua maioria, composta e delineadapor homens, transformando a música em mais um meio tomado das mulheres para omitir suasnarrativas e, consequentemente, manter os preceitos socialmente estabelecidos. As letrasmusicais imprimem e disseminam, assim, os estereótipos idealizados de uma figura femininasensualizada, erótica e submissa, ignorando as condições reais de ser mulher. Ademais,devido ao fato da atividade da música também ser configurada pela lógica do mercado, asmulheres que desenvolvem obras musicais têm sua liberdade criativa situada comomercadoria no modo de produção capitalista vigente. A produção musical destas profissionaisconta, consequentemente, com uma sintonia entre normas sociais machistas e preceitosmercadológicos capitalistas. Desta forma, sob a luz da Teoria das Representações Sociais, opresente projeto tem como objetivo analisar as possíveis Representações Sociais das mulheresmusicistas que, no desenvolvimento de seus trabalhos, priorizam letras reflexivas acerca dopapel social da mulher. Para isso, será utilizada a metodologia Epistemologia Qualitativa deGonzález Rey, visando um caráter processual e interativo na pesquisa ao considerar aspectosafetivos e contextuais tanto da pesquisadora quanto das participantes. O público alvo serácontactado por intermédio de jornalistas de uma revista sobre música do estado São Paulo afim de fornecerem uma lista de mulheres que atendam os pré-requisitos desta pesquisa. Osprocedimentos serão entrevistas individuais e grupo focal com 5 musicistas buscando umaprodução acadêmica como campo de relação e integração entre vivências, representações esubjetividades a partir dos eixos norteadores de cada encontro. A análise e discussão dosresultados serão redigidas em forma de artigo, pretendendo relacionar as possíveisrepresentações sociais e os processos subjetivos das musicistas ao trabalharem com a música eo direcionamento teórico desta pesquisa. Por fim, será feita uma devolutiva às voluntárias pormeio um relatório final e estaremos disponíveis para sanar dúvidas e receber sugestões. Cabe,assim, ressaltar a contribuição dessa pesquisa, ao explorar sobre a descrição das figurasfemininas nas letras musicais, para possíveis reflexões acerca das simbolizações erepresentações deste gênero em nossa sociedade. Além disso, esta contribuirá para que maispesquisas acadêmicas sejam feitas sobre o assunto, podendo contemplar especificidades comogênero musical ou determinado período histórico.


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