Última alteração: 2017-11-14
Resumo
O presente trabalho, trata de encontros realizados com um grupos de idosas cujas atividades são mediadas pelos alunos do quarto e quinto ano do curso de psicologia e supervisionadas pela professora responsável. Nesse contexto, torna-se possível o aprofundamento e problematização dos temas cotidianos a fim de que os mesmos extrapolem a esfera do senso comum propiciando local de debate das ideias referenciando novos caminhos e dando voz a quem pode falar porque pode acrescentar pela experiência de quem já vivenciou duros caminhos.
O grupo de idosas em que atuamos, caracteriza-se pela reflexão e a construção conjuntas de um oceano de possibilidades para suas experiências, positivando-as poeticamente, através da problematização dos diversos temas que envolvem seus cotidianos e as atravessam físico, psicologicamente, esteticamente e/ou politicamente, sempre tendo a experiência apreendida e o contexto inserido como artefato emancipador.
Embora a sociedade atue com desvalorização e preconceito a seus idosos e idosas, nossa prática se torna um viés possível e potente para dar visibilidade ao envelhecimento fortalecido e empoderado subjetivamente.