Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos - UEM?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Para submissão de propostas é necessário que o autor que apresentará o trabalho já tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição. O valor da inscrição não será devolvido caso o trabalho não receba o aceite da Comissão Científica.

 

       O nome do autor que apresentará o trabalho no evento deverá ser seguido por asterisco (*).

Padrão Bibliográfico:

  • Padrão: APA (sistema autor-data).

  • Citações diretas com menos de quarenta palavras: entre aspas, inseridas no corpo do texto, seguida pelo número das páginas do texto original entre parênteses. Usar aspas simples dentro de aspas duplas para isolar o material que, na fonte original, estava incluído entre aspas duplas.

  • Citações diretas a partir de quarenta palavras: em bloco, sem aspas, em fonte Times New Roman, 11, iniciado em uma nova linha com recuo de cinco espaços da margem esquerda (mesma posição de um novo parágrafo). As linhas subsequentes devem ser digitadas em alinhamento com o recuo. No final da citação em bloco, depois do sinal de pontuação final, segue-se o número das páginas do texto original entre parênteses.

  • Citações indiretas devem ser evitadas sempre que possível, mas no caso de serem imprescindíveis seguem a forma: Pierce (citado por Murphy, 1990).

  • Expressões em língua estrangeira: itálico.

  • Exemplos de citação: Pessotti (1984, p. 30). (Pessotti, 1984, p. 30).

  • A palavra Referências deve ser centralizada, em negrito, e somente com a inicial em letra maiúscula.

  • As referências deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores, dispostos em ordem alfabética.

  • Exemplos de formatação das Referências:

Livros

Darwin, C. (2009). A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. (A. C. Mesquita, Trad.). São Paulo: Escala. (Trabalho original publicado em 1872).

James, W. (1890). Principles of psychology. New York: Henry Holt and Company.

 

Capítulos de Livros

Lewin, K. (1950). Will and needs. In W. D. Ellis (Org.), A source book of Gestalt Psychology. (pp. 283-299). New York: The Humanities Press.

Ramos, H. (2003). Neurose na infância não é nenhum bicho-papão. In M. A. M. Fernandes (Org.), Quando uma criança precisa de análise? (pp. 75-86, Coleção 1a Infância). São Paulo: Casa do Psicólogo.

 

Artigos em periódicos científicos

Dias, M. G. B. B., Sobral, A. B. C., & Carvalho, L. M. (2001). O desenvolvimento da Lógica Mental Predicativa entre crianças de diferentes níveis socioeconômicos. Estudos de Psicologia, 6, 167-175.

 

Trabalhos em anais de eventos

Engelmann, A. (1991). Bases teóricas da psicologia. In Reunião Anual de Psicologia, 21. Ribeirão Preto: São Paulo. Anais. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia. pp. 213-6.

 

Teses e Dissertações

Longhi, A. J. (2005). A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas: Uma abordagem reflexiva. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação, Campinas

 

Dúvidas específicas sobre citações no formato da APA podem ser sanadas no endereço: http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/manuais/normalizacaodereferenciasapa.pdf

 

Itens de Verificação para Submissão

  1.        A apresentação de seu trabalho oorrerá impreterivelmente no dia e horário definidos pela Comissão Científica.

  2.        O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, ou RTF.
  3. O trabalho deve estar inserido em um dos seguintes eixos temáticos, especificado no final do texto:

    1. História e Epistemologia da Psicologia

    2. Psicologia e Políticas Públicas

    3. Psicologia e Educação

    4. Psicologia, Saúde e Processos Clínicos

    5. Psicologia e Trabalho

    6. Psicologia Social e Institucional

    7. Novas perspectivas de pesquisa e atuação em Psicologia

  4.        No caso de resumo expandido, o texto deve ter de três a cinco laudas, contendo introdução, objetivos, método, resultados e discussão, conclusão (estes itens não precisam estar descritos de modo separado no corpo do texto) e referências. Tudo em Times New Roman, 12, espaçamento 1,5, justificado, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.

     

            No caso de texto completo, o texto deve ter de dez a quinze laudas, contendo Introdução, Objetivos, Método, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências (estes itens, ou equivalentes de acordo com a modalidade da pesquisa, devem estar descritos de modo separado no corpo do texto, na forma de subtítulos redigidos em Times New Roman, 12, negrito, alinhada à esquerda na página, somente com a primeira inicial em maiúscula). Todo o corpo do texto em Times New Roman, 12, espaçamento 1,5, justificado, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.

  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. No caso de Sessão Coordenada, o resumo expandido da proposta (seguindo as mesmas normas) deve ser encaminhado como Documento Original, discriminando o nome do coordenador da Sessão. Os resumos dos trabalhos que compõem a sessão anexados devem ser anexados como Material Suplementar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados ao CIPSI serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .