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REQUALIFICAÇÃO DE PÁTIO ESCOLAR: procedimentos metodológicos para a definição de usos
Giane de Campos Grigoletti, Dílson Nicoloso Cechin, Jéssica Corsini Vieira, Calinca Barão de Ávila

Última alteração: 2013-09-05

Resumo


Este artigo apresenta os procedimentos metodológicos para a definição de usos para a requalificação do pátio escolar de uma escola de ensino fundamental. O método constou de levantamentos da situação atual do pátio, por observação direta, de aplicação de dinâmicas para levantar as potencialidades e problemas apontados por alunos e professores, em relação ao pátio escolar. Foram usadas quatro dinâmicas: desenho temático, para crianças entre seis e dez anos; redação de composição, para crianças entre dez a quinze anos; questionários, para professores; e mapeamento de usos do pátio. Os resultados indicam uma subutilização do pátio tanto pelas crianças quanto pelos professores, em suas práticas de ensino e aprendizagem, embora haja uma área generosa. Não há mobiliário adequado às diferentes faixas etárias e às atividades pedagógicas, pouco sombreamento e falta de privacidade em relação às ruas circundantes. Em relação às dinâmicas, as crianças apontaram a má qualidade e deterioração dos brinquedos, falta de brinquedos em sua escala, falta de vegetação, falta de bancos, de bebedouros e de lixeiras. Houve pouca adesão dos professores à pesquisa. Os que participaram apontaram que as atividades que realizam atualmente são aquelas que não dependem de mobiliário ou equipamentos específicos, como a leitura ao ar livre, prática de exercícios físicos leves, indicando que o pátio teria potencial para receber outras atividades desde que houvessem espaços que facilitassem seu uso para esse fim, tal como mobiliário adequado, sombra e pavimentação segura. Em relação às dinâmicas, o desenho temático e a composição se mostraram adequadas para auxiliar na tomada de decisão para o projeto. Porém, houve pouca adesão dos professores, revelando a necessidade de uma abordagem diferente.


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