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BAURU – URBANIZAÇÃO POR ENTRE AS LINHAS DA FERROVIA: modernização, obsolescência, deterioração e transgressão
Evandro Fiorin, Vanessa Dutra Martin, Hélio Hirao, Arlete Maria Francisco, Cristina Maria Perissinoto Baron

Última alteração: 2013-09-28

Resumo


Este artigo busca pontuar dois momentos do processo de urbanização da cidade de Bauru, município na região central do Estado de São Paulo. Um primeiro diz respeito ao surgimento da Vila de Bauru e sua transformação com a chegada da ferrovia, tendo sido alçada à condição de município e, tendo tido sua urbanização determinada pelas próprias imposições do traçado dos trilhos, ditado pelas empresas. Um segundo momento tenta apresentar algumas das contradições presentes nos novos modelos de urbanização, que visavam revalorizar as áreas centrais depois da derrocada do transporte ferroviário no país, mas também trouxeram com esse processo de modernização, uma maior degradação das regiões da Praça Rui Barbosa, Rua Batista de Carvalho e Praça Machado de Mello, no coração da cidade. Ao mesmo tempo, enxerga na deterioração desses espaços urbanos da área central e do pátio ferroviário como alerta para a necessidade de se repensar o sentido de comunidade e de pertencimento dos lugares públicos das cidades do interior paulista, sob outras perspectivas, diante dos novos projetos e ou propostas de urbanização.


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