Portal de Eventos - UEM, Fórum de Práticas de Ensino de Música

Tamanho da fonte: 
Projeto social em música: identificando práticas decoloniais no ensino das cordas friccionadas
Maria Clara Silva Dias

Última alteração: 2021-08-26

Resumo


Neste artigo, é exposto o projeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso (em andamento), que leva o mesmo título deste trabalho. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas musicais desenvolvidas no curso de cordas friccionadas do Projeto Guri de Piraju a fim de identificar os passos dados em direção a uma prática musical decolonial. A investigação, de natureza qualitativa, se caracteriza como um estudo de caso e se utilizará da fonte documental e da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Assim, com o intuito de apresentar o projeto, o presente artigo se divide em quatro partes: na primeira e na segunda – Decolonialidade e Projetos Sociais – é feito um levantamento teórico inicial sobre os temas; na terceira, é apresentada a metodologia escolhida para a realização da pesquisa; e, por fim, nas considerações finais, quais as contribuições e a importância da pesquisa para a área.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.