Última alteração: 2021-08-26
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de uma dissertação em andamento, trazendo como objetivo compreender como são distribuídas as linguagens artísticas e, mais especificamente, a Música nos livros didáticos de Arte do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) do ciclo 2019-2022 para o 1º ano do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos desta pesquisa foram Subtil (2009; 2012), Fonterrada (2008), e Requião (2018). A metodologia empreendida na pesquisa foi uma revisão de literatura e análise de documentos, na qual os documentos analisados foram o Guia PNLD 2019 (BRASIL, 2018A), o Guia PNLD 2019: Arte (BRASIL, 2018), a BNCC (BRASIL, 2017). Os livros didáticos analisados foram cinco livros aprovados no ciclo 2019: Ápis, Conectados, Ligamundo, Projeto Presente e Novo Pitanguá. Como resultados, observamos a falta de isonomia entre as obras na abordagem da música e na distribuição das linguagens artísticas, limitando as possibilidades de aprendizado musical.