Submissões gerais
					
					
			
				| 
				ALGUNS ASPECTOS RECONTEXTUALIZADORES OBSERVADOS EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Pollyany Pollyany Teodoro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ALGUNS ENCAMINHAMENTOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Adriana Helena Borssoi,											Karina Alessandra Pessoa da Silva,											Elaine Cristina Ferruzzi									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EMBALAGEM ECONÔMICA OU ARMADILHA DO VAREJO? RELATANDO UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Felipe Carvalho,											Gabriele Mutti,											Silvio Martins									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CARREGAMENTO DA BATERIA DO TELEFONE CELULAR ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Victor Hugo dos Santos Gois,											Karina Alessandra Pessoa da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ALIADAS À MODELAGEM MATEMÁTICA: SÍNTESE E REFLEXÕES SOBRE OS TEXTOS DA IX CNMEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Felipe Carvalho,											Tiago Klüber									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SOBRE SUA PRESENÇA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Vantielen da Silva Silva,											Dionísio Burak									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DOIS PROFESSORES E UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: ENCAMINHAMENTOS REALIZADOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rafael Marques Pinheiro,											Erika Regina Santana da Silva,											Karina Pessôa da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O SEGUIR REGRAS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Henrique Cristiano Thomas de Souza,											Camila Fogaça de Oliveira,											Lourdes Maria Werle de Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				ALZAS EN LAS TARIFAS DEL TRANSPORTE PÚBLICO EN BOGOTÁ: UN PRETEXTO PARA EXPLORAR AMBIENTES DE MODELACIÓN MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Francisco Javier Camelo,											Diana Maritza Vanegas,											Lesly Tatiana Bejarano									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA PARA O MODELO  CLÁSSICO DE MALTHUS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Breno Gabriel da Silva,											Lorena Carolina Rosa Biffi,											Lucieli Trivizoli									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RELAÇÃO ENTRE QUESTÕES E TAREFAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marilaine de Fraga Sant´Ana,											Alvino Alves Sant'Ana									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				COMPREENSÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE PESQUISA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Adan Santos Martens,											Carla Melli Tambarussi,											Tiago Emanuel Klüber									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Modelagem Matemática: uma possibilidade de navegação com alunos do ensino fundamental				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Odécio Batista Martins,											José Luiz Moreira Claro Lovato									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO BASEADO NO AUTOCONCEITO PARA ANALISAR OS REFLEXOS DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Juliana Salvador,											Luciano Lessa Lorenzoni,											Oscar Luiz Teixeira Rezende,											Maria Alice Veiga Ferreira de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM METAESTUDO DAS PRODUÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS DO PDE/PR:  UM OLHAR PARA OS SUJEITOS PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Daniel Zampieri Loureiro,											Tiago Emanuel Klüber									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PILHAS ELETROQUÍMICAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Anderson Ervino Schwertner,											Jackson Luis Wille,											Rodolfo Eduardo Vertuan									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A MODELAGEM MATEMÁTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONVERGÊNCIAS SOBRE AS EXPECTATIVAS, RECEIOS, DIFICULDADES E BENEFÍCIOS RELATADOS NOS TRABALHOS DA IX CNMEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Lucimara Aparecida dos Santos,											Tiago Emanuel Klüber									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AMPULHETAS DE AREIA: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Edineia dos Santos Brizola Brum,											Danieli Rostirolla Wille,											Vanessa Largo,											Emerson Tortola									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				DISCUTINDO A REPRODUÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI POR MEIO DE UMA TAREFA DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Wedeson Oliveira Costa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TRIGONOMETRIA NAS CURVAS DE NÍVEL: UMA APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA DE NÍVEL MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Flávia Aparecida Reitz Cardoso,											Bianca Gui Silva,											Ferdinando Miguel Ruis Salinas,											Leonardo Martins,											Matheus Andrade da Conceição,											Mayara Karoline Hakner									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE RELAÇÕES E COMPOSIÇÃO FUZZY				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Renato Francisco Merli									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O PODER DE COMPRA DO SALÁRIO MÍNIMO: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Elhane De Fatima Fritsch CARARO,											Lenoar Eloi CARARO,											Marcos Willian da Silva Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM CALDO DE CANA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rafael Machado Silva,											Milene Aparecida Malaquias Cardoso									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS A RESPEITO DE LUMINOSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											MORGANA SCHELLER,											Danusa de Lara Bonotto									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DIÁLOGO NAS TRAMAS DISCURSIVAS DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Maria Carolina Machado Magnus,											Bruna Zution Dalle Prane,											Betina Cambi,											Ademir Donizeti Caldeira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INTERVENÇÕES DO PROFESSOR EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Elida Maiara Velozo de Castro,											Michele Regiane Dias Veronez									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Um olhar sobre as pesquisas de Modelagem Matemática e as discussões curriculares				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Derli Kaczmarek,											Dioníso Burak									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO REFLEXIVO NO AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DAS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS, TÉCNICAS E REFLEXIVAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											JONISARIO LITTIG,											LUCIANO LESSA LORENZONI									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SITUAÇÕES- LIMITES, UTOPIA, INÉDITOS-VIÁVEIS E INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA EM PRÁTICAS DE MODELAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Regis Forner,											Ana Paula dos Santos Malheiros									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PROPONDO A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Joelma de Fátima Rodrigues Batista Freitas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Um estudo da propagação do fogo em palitos de fósforos				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Silvio César Mendonça,											Renato Francisco Merli									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DO VOO DE UM AVIÃO DE PAPEL À  UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA:  O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Maykon Jhonatan Schrenk,											Rodolfo Eduardo Vertuan									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE MODELAGEM MATEMÁTICA (LEMM)				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rhomulo Oliveira Menezes,											Wellington Evangelista Duarte,											Roberta Modesto Braga,											Adilson Oliveira do Espírito Santo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ETNOMATEMÁTICA + MODELAGEM: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A ETNOMODELAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Milton Rosa,											Daniel Clark Orey									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O FORMALISMO MATEMÁTICO NA REPRESENTAÇÃO DOS MODELOS EM CONTEXTOS INTERDISCIPLINARES DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA,											WAGNER MORRONE,											MAURO SÉRGIO TEIXEIRA DE ARAÚJO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				QUANDO A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA “NÃO COMBINA” COM A SITUAÇÃO REPRESENTADA – PROBLEMATIZANDO UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Luiz Dal Pasquale									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA SALA DE AULA COMO ESPAÇO PARA A MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Laynara dos Reis Santos Zontini,											Dionísio Burak,											Pedro Vidal									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA TABUADA: UMA EXPERIÊNCIA COM FUTUROS PROFESSORES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Maria Carolina Machado Magnus,											Carla Margarete Ferreira dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EL CONOCER REFLEXIVO EN UN AMBIENTE DE MODELACIÓN MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Gabriel Mancera,											Wilson Perilla,											Francisco Camelo									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				"O QUANTO DAS MÃOS NÃO LAVAMOS QUANDO LAVAMOS AS MÃOS?" - RELATO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Simone Ribeiro da Silva,											Rodolfo Eduardo Vertuan									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marli Schmitt Zanella,											Lilian Akemi Kato									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INTERDISCIPLINARIDADE EM MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Milleny dos Santos Aguetoni,											Wellington Piveta Oliveira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: EM DISCUSSÃO AS AÇÕES DOS ESTUDANTES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Clara Caroline Uniat,											Gabriele Granada Veleda,											Juarês Jocoski									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELING INSTRUCTION: UM EPISÓDIO ARGUMENTATIVO SOBRE ÁREA DO RETÂNGULO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ednilson Sergio Ramalho de Souza,											Adilson Oliveira do Espirito Santo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÕES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Márcia Jussara Hepp Rehfeldt,											Italo Gabriel Neide,											Rosilene Inês König									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS AÇÕES COGNITVAS E A ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Wasley Antonio Ronchetti,											Everton Murilo da Vitória Olario,											Oscar Luiz Teixeira de Rezende,											Luciano Lessa Lorenzoni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES E ENVOLVIMENTOS DE UM ALUNO AUTISTA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Emanueli Pereira,											Andressa Franciele Scambara Schipanski									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE AGRONOMIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Giselle Moraes Resende Pereira,											Arlindo José de Souza Junior,											Danilo Elias de Oliveira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APROXIMANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICO, TECNOLÓGICO E REFLEXIVO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Silvana Cocco Dalvi,											Oscar Luiz Teixeira de Rezende,											Luciano Lessa Lorenzoni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EXPERIMENTO PRÁTICO DIDÁTICO DE MODELAGEM MATEMÁTICA USANDO O SISTEMA MASSA-MOLA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marcela Lima Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Carlos Henrique Tavares,											Wellington Piveta Oliveira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RACIOCÍNIOS PEIRCEANOS EM ATIVIDADES DE  MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Daiany Cristiny Ramos,											Lourdes Maria Werle de Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O QUANTO O PROTETOR SOLAR ME PROTEGE? UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											ELVIS RICARDO VIANA,											RAFAEL MACHADO DA SILVA									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				As vozes dissonantes que circularam na construção de um ambiente de modelagem orientado na  perspectiva da Educação Matemática Crítica.				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Wanderley Freitas Freitas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ana Caroline Zampirolli,											Amanda Martinhago Chavoni,											Wellington Piveta Oliveira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ÁRVORES ORDENADAS: UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Gabriele de Sousa Lins Mutti,											Silvio Rogerio Martins,											Cristiane Elise Reich Matioli,											Tiago Emanuel Klüber									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				COMPREENDENDO O CONCEITO DE ERRO: UM EXPERIMENTO  PRÁTICO PELA LEI DE HOOKE				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Claudia Mazza Dias,											Pablo Jefferson Santana Nascimento,											Marcela Lima Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA HIDROPONIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Katia da Costa Leite									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Gabriel de Souza Pinheiro,											Marilaine de Fraga Sant´Ana									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: um comparativo entre o planejamento e a prática				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ariel Cardoso da Silva,											Karina Alessandra Pessoa da Silva,											Jeferson Takeo Padoan Seki									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RELATO DE UMA EXERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIDADE DE RIO POMBA – MG: O CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Dênis Emanuel da Costa Vargas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Semiótica Peirceana em Atividades de Modelagem Matemática				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Thiago Fernando Mendes,											Lourdes Maria Werle de Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O uso de ícones metafóricos no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Thiago Fernando Mendes,											Karina Alessandra Pessôa da Silva,											Lourdes Maria Werle de Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONCEITOS QUÍMICOS NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Jaqueline Munise Guimarães,											Karina Alessandra Pessoa da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CRESCIMENTO DE MACRÓFITAS: UMA PROBLEMÁTICA, DOIS MODELOS E DIFERENTES RECURSOS PARA MODELAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Vitória Lisboa Califani,											Adriana Helena Borssoi									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				IMPLICAÇÕES DAS FORMAS DE VIDA NA FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES DE  MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ademir Pereira Junior,											Jeferson Takeo Padoan Seki,											Lourdes Maria Werle de Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Daniele Silva Carmo,											Silvino Domingos Neto,											Danielli Ferreira Silva									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				"QUANTO DE LIXO RECICLÁVEL PODE ESTAR SENDO DESCARTADO NO LIXO COMUM?” – UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Geise Santos Braga,											Emerson Tortola									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				QUANDO USAR MODELAGEM  NAS AULAS DE MATEMÁTICA? Uma discussão a partir da percepção de futuros professores				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Bárbara Cândido Braz,											Lilian Akemi Kato									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DESENVOLVIMENTO DO EMPOWERMENT VIA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DO CRESCIMENTO URBANO DO MUNICÍPIO DE COLATINA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mirelly Katiene Silva Boone,											Luciano Lessa Lorenzoni,											Oscar Luiz Teixeira de Rezende									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Laiana Meneguelli,											Oscar Luiz Teixeira de Rezende,											Luciano Lessa Lorenzoni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COMEMORANDO SUA X EDIÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Wellington Piveta Oliveira,											Lilian Akemi Kato									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											EMANUELA NASCIMENTO ALVES,											OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE,											LUCIANO LESSA LORENZONI									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: NEGOCIANDO O PREÇO DE SANDUÍCHES NATURAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rafael Montenegro Palma,											Rodolfo Eduardo Vertuan,											Karina Alessandra Pessoa da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Kleber Luciano Niro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA OPORTUNIZANDO A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA DISCIPLINA DE CÁLCULO II				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Daniela Barbieri Vidotti,											Lilian Akemi Kato									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Priscila Amara Patricio de Melo,											Michele Carvalho de Barros,											Lilian Akemi Kato									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ESTIMANDO A ÁREA E O IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL (ITR) DO MUNICÍPIO DE MANDAGUARI: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Tatiane Gilio Torres,											Fernando Henrique do Nascimento,											Lucilene dos Santos Sebastião,											Jair Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E REFLEXÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO JOGO DIGITAL “ÁGUA EM JOGO”				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Suelen de Gaspi,											Valdinei Cezar Cardoso,											Lilian Akemi Kato									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO A PARTIR DOS EVENTOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Joice Caroline Sander Pierobon Gomes,											Karina Alessandra Pessoa Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PREPARO DE GELATINAS: RELATO NO DESENVOLVER DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM DE TERCEIRO MOMENTO DE FAMILIARIZAÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Jéssica Concentino,											Rodrigo Tavares da Silva,											Victor Hugo dos Santos Gois									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O PLANEJAMENTO DA OFICINA #OCUPAICEX: PRÁTICAS COLABORATIVAS DE UM GRUPO DE MODELAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Danielle Alves Martins,											Jussara Loiola Araújo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				METAPESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS EDIÇÕES DA CNMEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Wellington Piveta Oliveira,											Bárbara Cândido Braz,											Flavia Pollyany Teodoro,											Lilian Akemi Kato									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA E CURRÍCULO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ovando Neto,											Carreira da Rosa									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											talita Breschiliare Piffer Freire									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DELINEAMENTOS TEÓRICOS E POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa,											Lourdes Maria Werle de Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Cíntia Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESAFIOS DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Jéssica Concentino,											Elaine Cristina Ferruzzi,											Karina Alessandra Pessoa da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
					
			
				| 
				UM OLHAR SOBRE O FAZER MODELAGEM: COMPETÊNCIAS DE MODELAGEM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ana Paula Zanim,											Lourdes Maria Werle de Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Modelagem Matemática: uma experiência utilizando dados socieconômicos e ambientais do município de Capanema-PA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Neuma Teixeira dos Santos,											Marcelo Costa Santos,											Edilene Farias Rozal,											Adilson Oliveira do Espírito Santo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Neuber Silva Ferreira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O PROBLEMA DO ESTACIONAMENTO DA ESCOLA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Thiago Crestani Gajko									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA ANCORADO NA LEITURA SEMIÓTICA DE IMAGENS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Gustavo Granado Magalhães,											Daiany Cristiny Ramos,											Lourdes Maria Werle Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Aprendizagem na Modelagem Matemática: em Busca de Uma Compreensão Fenomenológica				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Dirceu dos Santos Brito									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA POR MEIO DE QUADRINHOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											JONISARIO LITTIG,											LUCIANO LESSA LORENZONI									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				REFLETINDO SOBRE A INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: A PRESENÇA DE CONHECIMENTOS ETNOMATEMÁTICOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Leandro do Nascimento Diniz,											José António da Silva Fernandes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA INVESTIGAR A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Sra Almeida									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .