Portal de Eventos - UEM, Jornada Paranaense dos Grupos PET

Tamanho da fonte: 
QUÍMICA SOLIDÁRIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE
Rafaela Kalina Dos Santos, Luana Borge Soares, Sandro Xavier De Campos, Elaine Regina Lopes Tiburtius

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


Objetivo: O objetivo dessa atividade é levar a Química através da solidariedade, ou seja, proporcionar a construção de conhecimentos científicos além da universidade assim como compartilhar o tempo com outras pessoas, crianças e adultos, resultando em momentos de alegria e descontração, contribuindo para despertar o sentimento humanitário entre os participantes do projeto.

 

Metodologia: Em dezembro de 2014, os petianos realizaram uma visita à entidade assistencial “Aldeia da Criança Dr. David Federmann” na cidade de Ponta Grossa- PR, com a realização de experimentos de Química, e apresentação de uma peça de teatro com tema relacionado à preservação do Meio Ambiente.

 

Resultados: A realização de experimentos é uma estratégia para facilitar o conhecimento e além disso, contribui para compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza. Saber inúmeros nomes e fórmulas, decorar reações e propriedades, sem conseguir relacioná-los cientificamente com a natureza, não é conhecer química. Essa não é uma ciência petrificada; seus conceitos, leis e teorias não foram estabelecidos, mas têm a sua dinâmica própria (SAVIANI, 2000). Assim dentro deste contexto, a atividade realizada contribuiu para apresentar conceitos importantes de Educação Ambiental às crianças, através de atividades lúdicas. Por outro lado, o Teatro tem todas as potencialidades para ser considerado como uma estratégia que oferece a construção do conhecimento de forma simples, lúdica e agradável. Somando-se a isso, o teatro, se levado às escolas, possibilita o desenvolvimento pessoal, permite ampliar o espírito crítico e o exercício da cidadania (Montenegro et al., 2005).

 

Conclusão: As estratégias educativas utilizadas permitiram explorar alguns conceitos importantes sobre educação ambiental, também corroborou para propiciar bons momentos que levaram carinho e alegria à comunidade externa fazendo com que haja um melhoramento das relações humanas entre os participantes.

 

Palavras-chave: Química, Meio Ambiente, PET.

 

 

 


Palavras-chave


Química; meio ambiente; PET; teatro.

Texto completo: PDF