Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos - UEM?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS

RESUMO

O trabalho deverá ser digitado usando extensão .doc (compatível com Microsoft Office Word 97-2003), em página tamanho A4, com margens superior e esquerda iguais a 3 cm e as margens inferior e direita iguais a 2 cm., com parágrafo de 1,5 cm. Em todo (exceto no resumo e nas referências bibliográficas) o trabalho deve ser usado o espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado e fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, incluindo os títulos e subtítulos, com exceção da identificação de ilustrações e das citações diretas com mais de três linhas e recuo de 4 cm, que deverão ser digitadas com tamanho de fonte 11. Na primeira página. O TÍTULO do trabalho deverá ser breve, não ultrapassando três linhas e digitado em fonte tamanho 14, todo em maiúsculas, em negrito e centralizado. Para separar o TÍTULO da palavra RESUMO, deverá haver um espaçamento de 3 linhas. A palavra RESUMO deverá ser digitada com a fonte 12, toda em maiúsculas, em negrito e justificada. Para separar a palavra RESUMO do texto, deverá haver um espaçamento de 1 linha. É exigido um mínimo de 150 e máximo de 200 palavras, em parágrafo único. O resumo deverá apresentar conteúdo claro, contendo os seguintes elementos: objetivos, método, resultados e conclusões. Em seguida, após 1 linha de separação e antecedidas pela expressão Palavras-chave, deverão ser apresentadas as 4 palavras-chave separadas entre si por ponto. Os artigos devem ser precedidos de um resumo na língua em que for escrito e um resumo correspondente em língua estrangeira (obrigatoriamente deverá ter um resumo em inglês).

Palavras-chave: Geografia. Simpgeo. Pós-Graduação. Maringá.

 

1 INTRODUÇÃO

 

O texto do artigo deverá começar na segunda página, com o título da introdução em nível 1, digitado com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, todas em maiúsculas e em negrito. Após cada título, seja de nível 1 ou não, deve-se usar 1 linha de separação.

A numeração das páginas deverá ser centralizada no rodapé da página, em fonte Times New Roman no tamanho 12, exceto na primeira página – do título e resumo.

O artigo todo deverá conter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte) páginas, incluindo a folha de resumo e a secção de referências. O arquivo digital, gerado através do editor de textos, não deve exceder a 5 Mb. Essas limitações exigem, portanto, que as figuras e tabelas recebam tratamento adequado.

Os artigos devem ser precedidos de um resumo na língua portuguesa e um resumo correspondente em língua estrangeira (inglês), com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras em espaço simples e uma relação de palavras-chave (no mínimo de três e máximo de cinco). O título também deverá ser traduzido. É recomendado contratar um profissional para elaboração do resumo em língua estrangeira (não utilizar tradutor automático).

Após o texto de cada secção, deve-se usar 1 linha de separação.

 

1.1 TÍTULO DE NÍVEL 2

 

O subtítulo de nível 2, caso necessário, será digitado com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, em letras maiúsculas e no estilo normal, ou seja, sem o uso de negrito.

1.1.1 Título de Nível 3

 

O subtítulo de nível 3, caso necessário, será digitado com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, em negrito e com a primeira letra de cada palavra principal em maiúsculas.

Não é recomendável o uso de títulos de nível superior a 3.

 

2 FORMATAÇÃO DE TABELAS, QUADROS E FIGURAS

2.1 FORMATAÇÃO DE TABELAS

 

Posicione as tabelas próximas às primeiras referências feitas a elas no texto; a numeração das tabelas deverá ser sequencial, em números arábicos, seguidos de uma identificação concisa (ver tabela 1).

Tabela 1 – Período de Instalação das Indústrias de Confecção na Mesorregião Sudoeste do Paraná

Período

N° de Indústrias

%

1975 – 1979

2

8

1980 – 1989

6

23

1990 – 1999

15

58

2000 - 2002

3

11

Total

26

100

Fonte: Elaborada pelo Autor.

O título de cada tabela deverá ser digitado no seu topo, centralizado, com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, em negrito e apenas a primeira letra de cada palavra principal em maiúscula. Sugere-se que estas linhas horizontais sejam utilizadas com traço mais espesso, especialmente nos limites da tabela e na separação dos títulos das colunas.

As tabelas deverão ser elaboradas somente com linhas horizontais dos títulos e a inferior (as bordas laterais não são fechadas) e sem as linhas verticais e os conteúdos também deverão ser digitados com a fonte Times New Roman no tamanho 11, porém sem o uso de negrito.

Indicação de fonte e eventuais explicações a respeito da tabela devem ser colocadas logo abaixo, com a mesma fonte dos conteúdos e sem negrito. Deve-se usar 1 linha de separação antes e logo após a tabela.

 

2.2 FORMATAÇÃO DE QUADROS

 

Os quadros explicativos ou comparativos têm tratamento análogo ao das tabelas, exceto em alguns detalhes: podem ser elaborados com linhas horizontais e verticais. O seu título identificador segue o mesmo padrão das tabelas, ou seja, no topo do mesmo, com fonte Times New Roman e negrito, acompanhado da fonte dos dados ou eventuais explicações, sempre com fonte 12, sem negrito e com espaçamento simples (ver quadro 1).

O corpo de texto da tabela deverá ser centralizado.

 

Quadro 1 – Condições de trabalho (por No de estabelecimentos) em Maringá, 2010

CONDIÇÃO

QUANTIDADE

Proprietário

459

Arrendatário

54

Fonte: Elaborado pelo autor.

2.3 FORMATAÇÃO DE FIGURAS

As figuras têm tratamento análogo ao das tabelas e quadros no que diz respeito ao seu título identificador, que aparece no seu topo (ver figura 1).

As figuras, coloridas ou em branco e preto devem apresentar uma boa definição, devendo-se evitar o uso de bordas.

Figura 1: Logo da VI Simpgeo

Fonte:

Não deve haver distinção entre gráficos, diagramas e fotografias. Assim toda ilustração gráfica de mesma natureza deve ser identificada por “figura”.

 

3 LISTAS, NOTAS DE RODAPÉ E CITAÇÕES TEXTUAIS E TRANSCRIÇÕES

 

Para o uso de listas, ou seja, texto com marcadores, proceda da seguinte forma:

  • Use apenas o marcador padrão do caderno;
  • As listas devem ser justificadas, observando o uso da pontuação;
  • Após as listas, não deixe linhas em branco e prossiga com o texto normal.

 

As Notas de Rodapé deverão aparecer no fim da página em que forem mencionadas no corpo do texto através da referência numerada pelo editor.

Para as citações textuais ou diretas com mais de 3 linhas deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, justificado e usar espaçamento simples entre linhas. O texto deve ser digitado com fonte de letra Times New Roman no tamanho 11, estilo normal e sem aspas, seguido das referências. Para ilustrar, considere as palavras de Weber (1982):

Devemos ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas máximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta pode ser orientada para uma 'ética das últimas finalidades', ou para uma ética da responsabilidade'. Isso não é dizer que uma ética das últimas finalidades seja idêntica à irresponsabilidade, ou que a ética de responsabilidade seja idêntica ao oportunismo sem princípios (WEBER, 1982, p. 144).

Para as transcrições (entrevistas) deve-se fazer um recuo de 2,0 cm na margem esquerda e 2 cm na margem direita, justificado e usar espaçamento simples entre linhas. O texto deve ser digitado com fonte de letra Times New Roman no tamanho 11, estilo normal e sem aspas.

4 REFERÊNCIAS

 

O título das referências (e não mais Referências Bibliográficas) deverá ser justificado e em negrito, seguindo a numeração dos títulos de nível 1.

As referências deverão ser dispostas em ordem alfabética, com rigorosa observância das normas da ABNT vigentes (NBR 6027:2012).

Cabe verificar se todas as obras citadas no texto – e tão somente estas – estão com suas referências completas nessa secção.

Exemplo:

Livro:
SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ?p. (total de páginas)

 

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. p. (página inicial – página final do capítulo).

 

Artigo:
SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v.?, n. ?, p. página inicial - página final, ano da publicação.

 

Dissertação:
SOBRENOME, Nomes. Título da dissertação. Ano. Dissertação (Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, cidade e ano da defesa.

Tese:
SOBRENOME, Nomes. Título da dissertação. Ano. f. Tese (Doutorado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, cidade e ano da defesa.

 

Evento:
SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho.


As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em fonte 10. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

5 ANEXOS E APÊNDICES

 

Anexos e apêndices, se necessários, devem ser colocados no fim do artigo, seguindo a mesma formatação do texto principal, inclusive a numeração das páginas. Contudo também serão computados ao texto, o qual não deve exceder o limite máximo.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.