PROPOSTAS DE TRABALHOS
Os trabalhos devem ser elaborados rigorosamente de acordo com as instruções abaixo e encaminhadas impreterivelmente até 19/11/2018 pelo portal do evento (as inscrições encerram automaticamente às 23:59h deste dia). Propostas incompletas, em formato diferente das normas, ou encaminhadas depois do prazo NÃO SERÃO ANALISADAS.
Os trabalhos serão organizados pela comissão científica em sessões de apresentações orais
Condições para a submissão das propostas de atividades para análise da Comissão Científica:
1. Aceitação da apresentação de seu trabalho no dia e horário definidos pela Comissão Científica.
2. Os trabalhos devem conter como primeiro autor o aluno que apresentará o trabalho, seguido pelos demais alunos-autores da pesquisa, e por fim o nome do orientador e coorientador (quando for o caso).
3. Poderão ser submetidos trabalhos resultantes de pesquisas em andamento, concluídas ou projetos de pesquisa.
4. Ao encaminhar uma proposta de atividade, os autores autorizam a Comissão Organizadora a publicá-los nos Anais do evento, e se responsabilizam pela observação e cumprimento de todos os procedimentos éticos vigentes referentes à realização e à divulgação de pesquisas científicas e de práticas acadêmicas e profissionais envolvendo seres humanos e animais não humanos.
Diretrizes para Autores
Normas para Publicação dos Trabalhos
Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de RESUMO SIMPLES ou RESUMO EXPANDIDO (clique nos links para baixar cada modelo).
Normas para o resumo simples
Padrão: ABNT
Normas de referências e citações para os resumos expandidos
Padrão: ABNT
Citações diretas com até três linhas: entre aspas, inseridas no corpo do texto, seguida pelo número das páginas do texto original entre parênteses. Usar aspas simples dentro de aspas duplas para isolar o material que, na fonte original, estava incluído entre aspas duplas.
Ex: “as discussões sobre a dissociabilidade ensino-pesquisa e, em especial, sobre o caráter profissionalizante do ensino de graduação tendem a reforçar uma separação entre aqueles que produzem conhecimento e aqueles que vão consumi-lo na atividade profissional.” (LUNA, 1997, p. 308, grifo o autor).
Citações diretas com mais de três linhas: em bloco, sem aspas, em fonte Times New Roman, 11, espaço simples, iniciado em uma nova linha com recuo de 4 cm da margem esquerda, com ponto final antes do parênteses.
Ex:
mas será mais proveitoso se conseguirmos eliminar os vícios de formação, especialmente aqueles que transformam a competência teórico-metodológica e a produção de conhecimento em opção, ao invés de fazer delas um compromisso epistemológico com a Psicologia, e ético com o cliente e com o homem. (LUNA, 1997, p. 313)
Citação de citação deve ser evitada sempre que possível, mas no caso de ser imprescindível segue a forma. No caso de citação direta: Pierce apud Murphy (1990, p. 20), ou (PIERCE apud MURPHY, 1990, p. 20); ou, no caso de citação indireta: Pierce apud Murphy (1990) ou (PIERCE apud MURPHY, 1990).
Citações indiretas exigem a menção do sobrenome do(s) autor(es) e o ano da publicação consultada. Ex: Wundt (1990) ou (WUNDT, 1990).
Expressões em língua estrangeira: itálico.
Supressões devem ser sinalizadas com três pontos entre colchetes: Ex: “[...] compromisso epistemológico com a Psicologia, e ético com o cliente e com o homem” (LUNA, 1997, p. 313).
Exemplos de citação: Pessotti (1984, p. 30). (PESSOTTI, 1984, p. 30).
No caso de citação de texto cuja autoria não é identificada, inicie pela primeira palavra do título (incluindo o artigo definido ou indefinido) seguida de reticências, e depois da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses.
Ex: (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).
Na lista de referências:
ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília, DF,. N. 13, p. 51-60, jan. 1987
A palavra Referências deve ser centralizada, em negrito, e somente com a inicial em letra maiúscula.
As referências deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores, dispostos em ordem alfabética.
Exemplos de formatação das Referências:
Livros:
ARAÚJO, S. F. Psicologia e neurociência: uma avaliação da perspectiva materialista no estudo dos fenômenos mentais. 2. ed. rev. ampl. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011.
DARWIN, C. A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. São Paulo: Escala, 2009.
Capítulo de Livro no qual o autor do capítulo e do livro são a mesma pessoa:
MIEL, A. Ensino como processo criativo. In:_____ Criatividade no ensino. Tradução de Aydano Arruda. 2. ed. São Paulo: IBRASA, 1972. p. 21-27.
Capítulo de Livro no qual o autor do capítulo não é o autor do livro:
LEWIN, K. Will and needs. In: ELLIS, W. D. (Org.). A source book of gestalt psychology. New York: The Humanities Press, 1950. p. 283-299.
ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
Artigos em periódicos científicos:
ABIB, J. A. D. Epistemologia, transdisciplinaridade e método. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 12, n. 3, p. 219-229, set./dez. 1996.
MARCUSE, H. A responsabilidade da ciência. Scientiae Studia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 159-164, 2009.
Artigos em periódicos científicos extraídos da internet:
MENGA, L.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm>. Acesso em: 29 jun. 2010.
Trabalhos em anais de eventos:
ENGELMANN, A. Bases teóricas da psicologia. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 21, 1991, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1991, p. 213-216.
Teses e Dissertações:
LAURENTI, C. Determinismo, indeterminismo e behaviorismo radical. 2009. 414 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
SENA, F. A. C. Violência simbólica em instituições escolares: sua repercussão na formação do habitus de homossexuais masculinos. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.
Submissões a esta conferência fecharam em 2018-11-19.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .