PROPOSTAS DE TRABALHOS
Os trabalhos devem ser elaborados rigorosamente de acordo com as instruções abaixo e encaminhadas impreterivelmente até 29/04/2022 pelo site do evento (as inscrições encerram automaticamente às 23:59h deste dia). Propostas incompletas, em formato diferente das normas, ou encaminhadas depois do prazo NÃO SERÃO ANALISADAS.
Para baixar os modelos para elaboração dos resumos, clique nos links abaixo:
Os trabalhos serão organizados pela comissão científica em sessões de apresentações orais
-
Condições para a submissão das propostas de atividades para análise da Comissão Científica:
1. Aceitação da apresentação de seu trabalho no dia e horário definidos pela Comissão Científica.
2. Os trabalhos devem conter o nome de todos os alunos-autores da pesquisa, e por fim o nome do orientador e coorientador (quando for o caso).
3. Poderão ser submetidos trabalhos resultantes de pesquisas em andamento, concluídas ou projetos de pesquisa.
4. Ao encaminhar uma proposta de atividade, os autores autorizam a Comissão Organizadora a publicá-lo nos Anais do evento, e se responsabilizam pela observação e cumprimento de todos os procedimentos éticos vigentes referentes à realização e à divulgação de pesquisas científicas e de práticas acadêmicas e profissionais envolvendo seres humanos e animais não humanos.
Diretrizes para Autores
Normas para Publicação dos Trabalhos
Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de RESUMO SIMPLES ou RESUMO EXPANDIDO.
Normas para o resumo simples
-
Padrão: ABNT
Normas de referências e citações para os resumos expandidos
-
Padrão: ABNT
-
Citações diretas com até três linhas: entre aspas, inseridas no corpo do texto, seguida pelo número das páginas do texto original entre parênteses. Usar aspas simples dentro de aspas duplas para isolar o material que, na fonte original, estava incluído entre aspas duplas.
Ex: “as discussões sobre a dissociabilidade ensino-pesquisa e, em especial, sobre o caráter profissionalizante do ensino de graduação tendem a reforçar uma separação entre aqueles que produzem conhecimento e aqueles que vão consumi-lo na atividade profissional.” (LUNA, 1997, p. 308, grifo o autor).
-
Citações diretas com mais de três linhas: em bloco, sem aspas, em fonte Times New Roman, 11, espaço simples, iniciado em uma nova linha com recuo de 4 cm da margem esquerda, com ponto final antes do parênteses.
Ex:
mas será mais proveitoso se conseguirmos eliminar os vícios de formação, especialmente aqueles que transformam a competência teórico-metodológica e a produção de conhecimento em opção, ao invés de fazer delas um compromisso epistemológico com a Psicologia, e ético com o cliente e com o homem. (LUNA, 1997, p. 313)
-
Citação de citação deve ser evitada sempre que possível, mas no caso de ser imprescindível segue a forma. No caso de citação direta: Pierce apud Murphy (1990, p. 20), ou (PIERCE apud MURPHY, 1990, p. 20); ou, no caso de citação indireta: Pierce apud Murphy (1990) ou (PIERCE apud MURPHY, 1990).
-
Citações indiretas exigem a menção do sobrenome do(s) autor(es) e o ano da publicação consultada. Ex: Wundt (1990) ou (WUNDT, 1990).
-
Expressões em língua estrangeira: itálico.
-
Supressões devem ser sinalizadas com três pontos entre colchetes: Ex: “[...] compromisso epistemológico com a Psicologia, e ético com o cliente e com o homem” (LUNA, 1997, p. 313).
-
Exemplos de citação: Pessotti (1984, p. 30). (PESSOTTI, 1984, p. 30).
-
No caso de citação de texto cuja autoria não é identificada, inicie pela primeira palavra do título (incluindo o artigo definido ou indefinido) seguida de reticências, e depois da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses.
Ex: (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).
Na lista de referências:
ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília, DF,. N. 13, p. 51-60, jan. 1987
-
A palavra Referências deve ser centralizada, em negrito, e somente com a inicial em letra maiúscula.
-
As referências deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores, dispostos em ordem alfabética.
-
Exemplos de formatação das Referências:
Livros:
ARAÚJO, S. F. Psicologia e neurociência: uma avaliação da perspectiva materialista no estudo dos fenômenos mentais. 2. ed. rev. ampl. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011.
DARWIN, C. A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. São Paulo: Escala, 2009.
Capítulo de Livro no qual o autor do capítulo e do livro são a mesma pessoa:
MIEL, A. Ensino como processo criativo. In:_____ Criatividade no ensino. Tradução de Aydano Arruda. 2. ed. São Paulo: IBRASA, 1972. p. 21-27.
Capítulo de Livro no qual o autor do capítulo não é o autor do livro:
LEWIN, K. Will and needs. In: ELLIS, W. D. (Org.). A source book of gestalt psychology. New York: The Humanities Press, 1950. p. 283-299.
ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
Artigos em periódicos científicos:
ABIB, J. A. D. Epistemologia, transdisciplinaridade e método. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 12, n. 3, p. 219-229, set./dez. 1996.
MARCUSE, H. A responsabilidade da ciência. Scientiae Studia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 159-164, 2009.
Artigos em periódicos científicos extraídos da internet:
MENGA, L.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm>. Acesso em: 29 jun. 2010.
Trabalhos em anais de eventos:
ENGELMANN, A. Bases teóricas da psicologia. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 21, 1991, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1991, p. 213-216.
Teses e Dissertações:
LAURENTI, C. Determinismo, indeterminismo e behaviorismo radical. 2009. 414 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
SENA, F. A. C. Violência simbólica em instituições escolares: sua repercussão na formação do habitus de homossexuais masculinos. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.
Submissões a esta conferência fecharam em 2022-05-01.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .