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Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS

(PAINEL E COMUNICAÇÃO ORAL)

Serão aceitos resumos em português. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica e deverão ser preparados de acordo com as normas descritas a seguir. NÃO SERÃO ACEITOS resumos que não estiverem redigidos rigorosamente de acordo com as normas.

As propostas devem ser enviadas por meio do preenchimento de formulário online específico para cada modalidade de apresentação de trabalho.

 

Especificações para o resumo:

1) O texto de cada resumo deve conter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras.

2) O título de cada resumo deve ser sucinto, descritivo, fiel ao conteúdo do trabalho e evitar siglas.

3) Para cada autor(a), deverão ser preenchidas as seguintes informações, seguindo a formatação especificada no modelo do resumo: Agências de Fomento (se for o caso), Programa de Iniciação Científica (se for o caso), Departamento, Instituição, Cidade-UF, País.

4) O(a) apresentador(a) deverá indicar um endereço de e-mail válido.

5) O texto do resumo deve ser contínuo, sem subtítulos, parágrafos, referências bibliográficas, tabelas ou figuras.

6) Para propostas de Comunicações orais e painéis, o(a) proponente deverá ser sempre o(a) apresentador(a) e ser indicado como primeiro autor(a).

7) Deverão ser indicadas 3 (três) palavras-chave por resumo, que devem ser escritas seguindo a formatação especificada no modelo para a elaboração do resumo.

8) O resumo deve estar de acordo com a formatação especificada no modelo para a elaboração do resumo.

9) O resumo deve ser enviado em formato pdf.

 

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS

- Na modalidade Painel serão aceitas pesquisas concluídas ou em andamento, desenvolvidas no âmbito da graduação ou da pós-graduação.

- O Painel deverá ser fixado em dia, local e horário definidos pela Comissão Científica do Evento.

- A montagem e a retirada do Painel são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

- Serão disponibilizados suportes de metal para pendurar os painéis, por isso, eles precisam estar adequados a essa condição (eles não poderão ser colados com fita adesiva).

- O horário estabelecido para a apresentação do trabalho deverá ser seguido com rigor.

- Serão designados(as) debatedores(as) para a apreciação dos trabalhos.

- O(a) apresentador(a) deverá permanecer próximo ao seu trabalho durante o horário da Mostra de Painéis para prestar informações e eventuais esclarecimentos aos participantes do evento e ao(à) debatedor(a) do trabalho.

- Em hipótese alguma será aceita a apresentação do Painel por pessoas que não sejam autoras do trabalho ou que não estejam inscritas no evento. Caso o trabalho precise ser apresentado por um autor, inscrito no evento, diferente daquele que foi indicado no resumo, o certificado de apresentação sairá conforme as informações especificadas no resumo no momento da submissão do trabalho.

- É obrigatória a retirada dos painéis logo após o horário de exibição, pois a Comissão Organizadora não se responsabilizará pela sua perda ou dano.

- A quantidade de trabalhos aceitos é limitada ao espaço físico disponível para a Mostra de Painéis.

 

Tamanho do Painel

Cada trabalho terá 0,90 cm (Largura) x 1,20 cm (Altura) disponível para sua exposição. O Painel deverá ser feito em uma única página (banner).

O Painel deverá conter em seu conteúdo:

1. Título do trabalho;

2. Nome e sobrenome dos autores (por extenso);

3. E-mail dos autores (informar e-mail válido);

4. Filiação institucional, e nome da instituição financiadora do estudo ou organismos de apoio, quando for o caso;

5. Introdução (citações diretas ou indiretas precisam estar de acordo com as normas da ABNT);

6. Objetivo(s);

7. Procedimentos metodológicos (mostrar no mínimo os elementos fundamentais de acordo com a natureza do trabalho; citações diretas ou indiretas precisam estar de acordo com as normas da ABNT);

8. Resultados obtidos e sua discussão (análise e interpretação; citações diretas ou indiretas precisam estar de acordo com as normas da ABNT);

9. Conclusão ou considerações finais (citações indiretas precisam estar de acordo com as normas da ABNT);

10. Referências (de acordo com as normas da ABNT).

 

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL

- Na modalidade Comunicação Oral serão aceitas pesquisas concluídas ou em andamento, desenvolvidas no âmbito da graduação ou da pós-graduação. Não serão aceitas intenções de pesquisa.

- O dia, o local e o horário das comunicações orais serão definidos pela Comissão Científica do Evento.

- Serão disponibilizados data-show e laptop com programa power point para a exibição de slides. No caso do uso de outro programa, o(a) apresentador(a) deve providenciar computador próprio.

- Serão designados(as) debatedores(as) para a apreciação dos trabalhos.

- O conteúdo do trabalho apresentado deve estar de acordo com as normas da ABNT.

- Os(as) apresentadores(as) devem comparecer no local de sua sessão de comunicação oral 10 min. antes do início das atividades, para salvar os trabalhos no computador, disponibilizado para a exibição de trabalhos na forma de slides, e tomar conhecimento de outras diretrizes da sessão.

- Cada sessão será composta por uma sequência ininterrupta de 4 (quatro) apresentações, com duração de até 15 minutos CADA. Ao final de todas as apresentações um(a) debatedor(a) será responsável por fomentar discussões relacionadas ao conteúdo exibido em cada uma das apresentações, abrindo também o debate para a plateia.

- O(a) apresentador(a) deve ficar presente durante toda a sessão de comunicação oral e não apenas no período de tempo destinado à sua apresentação.

- A duração máxima de cada apresentação (15 minutos) precisa ser respeitada para que não prejudique os(as) demais apresentadores(as), bem como o horário previsto para o término das atividades.

- Em hipótese alguma será aceita a apresentação de comunicação oral por pessoas que não sejam autoras do trabalho ou que não estejam inscritas no evento. Caso o trabalho precise ser apresentado por um autor, inscrito no evento, diferente daquele que foi indicado no resumo, o certificado de apresentação sairá conforme as informações especificadas no resumo no momento da submissão do trabalho.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. O arquivo de submissão está no formato .pdf
  2. O texto está de acordo com o modelo de resumo.
  3. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados ao CIPSI serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .