Comunicação Oral
Atendimento Psicanalítico na Clínica Escola de Psicologia: expectativas e desafios | |
Marana Tamie Uehara de Souza, Camila Soncine Baratto, Silvia Nogueira Cordeiro, Nara Akemi Hokama Penteado Alves, Natalia Delatim Ortiz |
Estado do Conhecimento da Violência Doméstica contra a Criança depois de quinze anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente | |
Taciano* Luiz Coimbra Domingues, Elizabeth Piemonte Constantino |
O PSICÓLOGO NO CAPS II E SUA RELAÇÃO COM OS DEMAIS MEMBROS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL | |
Raquel Terezinha Luiz, Emanuelle da Silva Gatto Bien, Emeline Fabrícia Dias, Juliana Almeida Costa, Carolina Laurenti |
ANÁLISE CRÍTICA DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O POSITIVISMO DE COMTE E O COMPORTAMENTALISMO DE SKINNER | |
Ligia Maria Coutes, Carolina Laurenti |
ENTRE A PRÁTICA MUSICAL EM PSICOLOGIA E APORTES DA PRAGMÁTICA DO DESEJO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM MÚSICA EM SAÚDE MENTAL COLETIVA | |
Tânya Marques Cardoso |
Atividades de desenho e aprendizagem da linguagem escrita: uma relação possível e necessária | |
Tatiana Custódio, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas |
Como os Motoboys da cidade de São Paulo dividem a cidade e diferenciam suas localidades, a partir de suas práticas cotidianas | |
matheus fernandes castro |
PAIS QUE CULTIVAM VIDAS: O CUIDADO À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS EM GRUPOS DE REFLEXÃO – RELATO DE EXPERIENCIA | |
Isabela de Souza Camacho, Daniela Cristina Grégio d'Arce Mota, Thatiana Toledo, Poliana Emerich, Vanessa Roncoleta, Glaucia Quissi dos Santos |
O FILHO QUE DESEJAMOS E A FILHA QUE GANHAMOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GENITÁLIA AMBÍGUA | |
Karolina Reis Santos Lukachaki, Jane Biscaia Hartmann, Aline de Freitas Castanho, Franciele Leão, Caio Cesar S. Ceratt, Solange Franci Raimundo Yaegashi |
O USO DE TESTES PROJETIVOS NA COMPREENSÃO DA DINÂMICA PSÍQUICA: RELATO DE UMA ANÁLISE INTEGRADA DAS PIRÂMIDES COLORIDAS DE PFISTER E DO TESTE ZULLIGER-SC. | |
Caio Cezar Sangioni Ceratt, Jane Biscaia Hartmann, Esmeraldo Ribeiro Costa Filho, Rafaella Bertipalha, Magda de Souza Ferreira, Ana Claudia Rodrigues |
A REPRESENTAÇÃO-PALAVRA E A REPRESENTAÇÃO-OBJETO: UMA DISCUSSÃO FREUDIANA. | |
Caio Cezar Sangioni Ceratt, Paulo José da Costa |
Motivação para aprender de alunos do Ensino Médio do Norte do Paraná | |
Gracielly Terziotti de Oliveira, Aline Cristina Monteiro Ferreira, Ana Paula Couto Vilela de Andrade, Andressa dos Santos, Mariana Camargo Nascimento, Katya Luciane de Oliveira |
O USO DE RECURSOS ARTÍSTICO-EXPRESSIVOS NO ATENDIMENTO A FAMÍLIAS: COMO UM ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO SE VÊ INSERIDO NESTE TRABALHO? | |
João Rafael Pimentel Colavin, Maira Bonafe Sei |
O QUE HÁ ENTRE O CUIDAR E O MALTRATAR- RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM CASO DE BABY-SHAKE. | |
Amanda Miranda Tupiná, Bruno Volski Flóridi, Fernanda Elisa Ladaga, Marcella Bellini, Rafaella Bertipalha, Roberta Serra da Silva, Tatyana Lopoch Campos |
(Re) Significando o trauma pelo meio de uma história infantil | |
Fernanda Almagro Celes, Angelo Catarin, Diego Gafuri Silva, Joslaine Martins, Luisa Gumiero Dias, Roberta Serra da Silva, Tatyana Lopoch Campos |
Clínica das Vulnerabilidades: problematizações sobre mulheres no crime | |
cristina de siqueira ferreira, Flávia Fernandes carvalhaes |
A LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Tamires Pereira Carvalho, Valeria Queiroz Furtado, Marilicia Witzler Antunes Palmieri, Isadora Camargo Cardoso |
COMBATENDO A VIOLÊNCIA: O USO DE RECURSOS LÚDICOS COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO FENÔMENO BULLYING PARA ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE LONDRINA E REGIÃO. | |
João Rafael Pimentel Colavin, Ana Paula Garcia, Gabriela Rosa, Jéssica Isabela Emmerich, Rodrigo Moreno Klein, Taciana de Souza, Tamara Zambaldi Barduco, Vanessa Aparecida de Oliveira Pereira, Solange Maria Beggiato Mezzaroba |
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM DEFICIENTES VISUAIS: MOMENTOS DE RESSIGNIFICAÇÃO | |
João Rafael Pimentel Colavin, Gabriela Maria Silveira Rosa, Greici Kelly de Paiva Chaves de Almeida da Silva, Henrique Abe Ogaki, Ivana Vilas Boas, Jenifer Pavan de Paula, Julia Archangelo Guimaraes, Laila Albuquerque Lemos, Maxwel Luan Rauber Duarte, João Batista Martins |
O atendimento em rede na prevenção a violencia de crianças e adolescentes no municipio de Maringá -Pr | |
Rosemeire Soares Plepis, Lucia Catto Magalhães Campelo, Rosangela Brogim |
O pensamento de Eric Kandel em publicações psicanalíticas no período entre 2001 e 2012 | |
Graziele Luiza Barizon Scopel Gerbasi, Paulo José da Costa |
Mídia e Sexualidade: A normalização das práticas sexuais contemporâneas | |
Paulo Roberto de Carvalho, Ana Paula Maluf |
INVESTIMENTO AFETIVO E APEGO MATERNO AOS BEBÊS COM DOENÇAS GRAVES | |
Franciele Cabral Leão, Aline de Freitas Castanho, Barbara Caroline Macedo, Ana Claudia Rodrigues, Camila Gonçalves Moterani, Luisa Gumiero Dias, Hellen Maysa Reis Almeida |
A PSICOSE DO COTIDIANO: ALGUMAS CONSTRIBUIÇÕES DE W. R. BION PARA PENSAR A CLÍNICA CONTEMPORÂNEA | |
Angelica Calaresi Wolff, Cristina Vilela de Carvalho, Paulo José da Costa |
A FORMAÇÃO E PRÁTICAS PROFISSIONAIS DO PSICÓLOGO NA REDE BÁSICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E SAÚDE MENTAL | |
PENHA LUCILDA DE SOUZA SILVESTRE, Mariele Correa |
POESIA INFANTIL EM CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO DE ENCANTOS | |
Maria Helena Silva, Eliana Claudia Graciliano, Marta Chaves, Karen Lane Silva |
Consciência, má-fé e projeto no contexto das relações de trabalho | |
Gabriela Alfredo Tomazella, Aline Vernaschi Gomes, Gabriela Sanches Falcheti, Joice Bortoletto Buffon, Milene Nunes Carvalho, Sylvia Mara Pires de Freitas |
OFICINAS DE MÚSICA NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: A QUE(M) SERVE? | |
Tânya Marques Cardoso, Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima |
OS PERCURSSOS DE UM TRAUMA - UM OLHAR INTERDISCIPLINAR FRENTE A UM ADOLESCENTE INTERNADO NA UTI PEDIATRICA. | |
JANE BISCAIA HARTMANN, FERNANDA ELISA AYMORE LADAGA *, TATYANA LOPOCH CAMPOS, RAPHAEL CHALBAUD BISCAIA HARTMANN, BRUNO FLÓRIDI VOLSKI, KAROLINA REIS DOS SANTOS |
A interface saúde-escola e o favorecimento de um ambiente de interação e troca de experiência em educação infantil | |
Mayara Aparecida Bonora Freire, Camila Duarte, Camila Rippi Moreno, Douglas Linhares Coelho, Henrique Uva do Amaral, Felipe Tobias Brahim, Karina Rocha Bueno, Mary Yoko Okamoto, Rafaela Biagio Felix, Tatiana de Oliveira Guerra, Thaís Rodrigues de Sousa |
CONFERÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS ELABORAÇÕES DE MAKARENKO PARA A EDUCAÇÃO COMUNISTA | |
Patrícia Kellen Ribeiro Santos, Josiane Silva dos Santos, Marta Chaves |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E ESPECIAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA CIDADE DE GUADALAJARA/ESPANHA | |
Maria De Jesus Cano Miranda |
O papel da mediação no processo ensino-aprendizagem – uma análise do filme “Como estrelas na Terra, toda criança é especial” | |
Taiane Nascimento Andrade, Amanda Aguiar, Ana Flavia Cícero Conde, Guilherme Gazola Ferrari, Julio Cesar Freitas Giovanni, Larissa Thiwae Nagatani, Maria Rosa Ferruccio Monção, Mariane Zanella Ferreira, Marlene Aparecida W. Simionato, Mayara Almeida Bérgamo |
COMPORTAMENTO EXCLUDENTE: UM BREVE ENSAIO | |
Alexandre Israel-Pinto, Ana Paula da Paz Tavares, Annamaria Coelho Castilho, Maria Julia Lemes Ribeiro, Valeria Cristina Sanzovo |
O Atendimento em Saúde Mental na Estratégia de Saúde da Família e a Banalização da Prescrição de Psicofármacos | |
Nívea Maria Oiti Florêncio Kumagae, Julia de Castro Campos, Cristina Amelia Luzio, Daniele de Andrade Ferrazza |
Alguns apontamentos sobre a acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior | |
Annamaria Coelho de Castilho, Ana Paula da Paz Tavares, Maria Júlia Lemes Ribeiro, Alexandre Israel-Pinto, Valéria Cristina Sanzovo |
O papel da linguagem na formação do homem culturalmente criativo na obra de L. S. Vigotski | |
Talitha Priscila Cabral Coelho, Sonia Mari Shima Barroco |
EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA ACERCA DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DO PROFESSOR | |
Solange Pereira Marques Rossato, Elizabeth Piemonte Constantino |
EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Fernanda Elisa Aymoré Ladaga, Amanda Aguiar Cerqueira, Ana Flávia Cícero Conde, Carla Fernanda Barbosa Monteiro, Fernanda Déo da Silva Mazzer, Juliana de Fátima Fernandes Pereira, Julio Cesar Freitas Giovanni, Laís Amanda da Silva, Larissa Thiwae Nagatani, Marlene Wischral Simionato, Taiane do Nascimento Andrade |
A Medicalização da Infância e sua relação com a Saúde Mental: alguns apontamentos | |
Michele da Rocha Cervo, Helcio Santos Pinto |
Trabalho e Afetividade | |
Taciano* Luiz Coimbra Domingues, Mariana Rosa Cavalli Domingues |
RECRI(E)AR EXPRESSÕES: VIVÊNCIAS DA PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE ABRIGO/ACOLHIMENTO | |
Melissa Hans Sasson, Verônica Suzuki Kemmelmeier, Nájila Cristina Camargo, Cleide Silvane Wachholz, Bianca Grabicoski, Jussara de Bertoli, Louísy Rosa |
LACAN E SLAVOJ ŽIŽEK: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA UM VISLUMBRE FILOSÓFICO-PSICANALÍTICO DA OBRA “O COBRADOR” DE RUBEM FONSECA. | |
Lorene Camargo, Marisa Correa Silva |
DEPRESSÃO, IDEAÇÕES SUICIDAS E PERDAS DE FAMILIARES NA POPULAÇÃO COBERTA POR DUAS UNIDADES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA | |
Vitor Corrêa Detomini, Renata Bellenzani, Camila Carmona, Claudia Maria Negrão, Ligia Maria Barrada do Nascimento, Natana Braga Cânepa, Taís Borges dos Santos |
PROPOSIÇÕES DE MAKARENKO E A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES | |
Josiane Silva Dos Santos, Patrícia Kellen Ribeiro Santos, Marta Chaves |
Adolescência e ato infracional | |
Karen Renata Freitas, Rodrigo Calsavara, Joslaine Cordeiro, Silmara de Oliveira, Suellen de Oliveira, Pedro Paulo Rodrigues Cardoso de Melo |
Sessão Coordenada
Os desafios históricos da atenção à saúde mental | |
Maria Lucia Boarini, Roselania Francisconi Borges, Renata Cristina Marques Bolonheis-Ramos, Carolini Cássia Cunha, Lara Hauser dos Santos |
TRABALHO DOCENTE, FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E SOFRIMENTO: ALGUMAS DISCUSSÕES COM BASE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Flávio Augusto Ferreira de Oliveira, Adriana Gonzaga Cantarelli, Eliane da Costa Lima, Diego Augusto dos Santos, Marilda Gonçalves Dias Facci |
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E INTERVENÇÃO COM PRESSUPOSTOS VIGOTSKIANOS | |
Soraya Klug Possidônio, Cinthia da Silva Chiodi, Clarice Regina Catelan Ferreira, Fabiola Batista Gomes Firbida, Marilda Gonçalves Dias Facci |
Intervenções na saúde, na infância e na educação: (des) encontros com a higiene mental e eugenia | |
Maria Lucia Boarini, Suzana Tomal Brondani, Gabriele da Silva Rodrigues, Bruna Flávia Serafim Couto, Taise Silveira Ferres |
OS IMPACTOS DA CONTEMPORANEIDADE NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DOS INDIVÍDUOS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES | |
Juliana araujo alencar, Lorena Maria silva, Leticia Brunhani Lucas, Angela maria pires caniato, Regina christofolli abeche |
PROJETO DE PESQUISA “PHENIX – A OUSADIA DO RENASCIMENTO DO INDIVÍDUO-SUJEITO”: DO COMPROMISSO TEÓRICO ÀS VIVÊNCIAS PRÁTICAS. | |
Rodrigo Daniel Trevizan, Maíra Dorighello Cadamuro, Naira Luiza Correia Sergio |
Criatividade e Ética na Modernidade Líquida: Reflexões sob a perspectiva da Análise do Comportamento | |
Natasha Chaicovski Southier, Anne Carolynne Bogo, Thalyta Rodrigues Zanin, Carolina Laurenti |
O TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE. | |
Thaís Becker de Campos, Samara Megume Rodrigues, Ana Céli Pavão |
Painel
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CRIAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO PARA PROFESSORES | |
Hernani Pereira dos Santos, Eliane Akiyama Scapellato, Eliza Galo Silva, Geysa Machado Cascardo, Eliza Dieko Oshiro Tanaka |
A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR: ANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES | |
Marina Beatriz Shima Barroco, Fabiana Meirelles Almeida Costa, Marilda Gonçalves Dias Facci |
As relações entre o humor e o trauma social: tradução, enigmatização e a sexualidade em questão | |
Fúlvio César Casemiro, Viviana Carola Velasco Martinez |
Mídia e psicanálise - uma tentativa de compreensão dos efeitos da mídia sensacionalista e da motivação e sentido dos espectadores. | |
Suzana Soares Lopes, Rafaela De Mello Zago De Mello, Salome de Moura Fereli, Samara Nunes França, Tatiana Franco Andrade, Tatiana Virginia de Brito, Tatiana Kelli Rodrigues, Alejandra Astrid Leon Cedeno |
A UTILIZAÇÃO DOS MANUAIS DE DIAGNÓSTICO NA PRÁTICA CLÍNICA DO PSICÓLOGO: UMA ANÁLISE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL | |
Jéssica Elise Echs Lucena, Fernanda Santos de Castro, Suzana Tomal Brondani, Talitha Priscila Cabral Coelho |
RELATO DE UMA TRAJETÓRIA ESCOLAR BEM SUCEDIDA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA UM ALUNO COM DEFICICÊNCIA VISUAL | |
Maria De Jesus Cano Miranda |
PEDAGOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL: UMA REFLEXÃO DA REALIDADE E FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA CRÍTICA EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO BAIRRO FERRADURA MIRIM | |
Amanda Ferreira Brito, Caio Cesar Portella Santos, Caroline Cusinato, Lilian Harumi Yamaguchi, Manoela Fragali Pane, Rita Melissa Lepre, Vera Lucia Messias Fialho Capellini |
Estratégias para aprendizagem no Ensino Médio do Norte do Paraná. | |
Gracielly Terziotti de Oliveira, Ana Carolina Zuanazzi Fernandes, Ana Paula Couto Vilela de Andrade, Andressa dos Santos, Thais Yurie Zamoner, Katya Luciane de Oliveira |
SAÚDE DO TRABALHADOR E SOBRECARGA DE TRABALHO | |
Jorge Cardoso, Sandra Guermandi |
Tempos de mudança e aprendizado nas organizações: reflexões a partir da obra “A quinta disciplina” de Peter Senge | |
Jorge Cardoso, Mérly Luane |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Acesse o site da X CNMEM www.uem2017.wixsite.com/xcnmem