Chamada para submissões

A comissão organizadora do VI CIPE – Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte –, cujo tema é Revoluções Epistemológicas e Fronteiras do Conhecimento em Educação Física, comunica que estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos na forma de resumo expandido (apresentação oral) e resumo (pôster).

O período para inscrição de trabalhos inicia-se no dia 1º de Maio de 2015 e se encerra no dia 17 de Maio de 2015.

Cada trabalho poderá ter no máximo 5 co-autores e cada autor poderá submeter, no máximo, 2 trabalhos como autor principal.

Você pode acessar o tutorial com as instruções de como submeter seu trabalho aqui: "Clique aqui para acessar o tutorial com as instruções de como realizar a sua submissão"

Diretrizes para Autores

O trabalho submetido deverá ser inscrito em uma das sessões temáticas do evento:

Temática 1 – Práticas, políticas e produção do conhecimento em educação física

Temática 2 – Trabalho e formação em educação física

Temática 3 – Fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano

Temática 4 – Atividade física relacionada à saúde

Temática 5 – Ajustes e respostas fisiológicas e metabólicas ao exercício físico

 

A) Normas para apresentação oral de trabalhos (BAIXE O TEMPLATE DO RESUMO EXPANDIDO AQUI)

O resumo expandido deve conter, necessariamente, a seguinte ordem: a) título em português; b) nome dos autores e sigla da instituição; c) resumo e palavras-chave; d) introdução, metodologia, resultados, conclusões; e) título em inglês, abstract e keywords; f) referências.

 

1 – Estrutura do resumo expandido:

- Fonte Arial 11; formato doc.; 4 a 6 laudas no formato A4; 2cm de margens; recuo de 1cm de parágrafo na primeira linha.

- Espaçamento 1.5, com exceção para resumo, abstract e referências (que devem conter espaçamento simples).

TÍTULO (em português), negrito, caixa alta e centralizado.

- Os nomes do(s) autor(es) deverão ser alinhados à direita, escritos por extenso e em caixa baixa, seguidos da instituição. Ex: Marco Antonio Moura (UEM), Cristina M. Veiga (Colégio de Aplicação Pedagógica-UEM).

RESUMO – máximo de 200 palavras, espaço simples, fonte Arial 10, com recuo de 1cm de parágrafo na primeira linha e com três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Ex: cultura; educação física; produção de conhecimento.

TEXTO – Deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões. Os nomes dos subtópicos são de escolha dos autores e devem ser escritos em caixa alta, em negrito, sem numeração e sem parágrafo. Para o texto, o recuo de parágrafo na primeira linha é de 1cm.

TÍTULO EM INGLÊS E ABSTRACT – Título em negrito, caixa alta e centralizado. Abstract com, no máximo, 200 palavras, espaço simples, com recuo de 1cm de parágrafo na primeira linha e com três keywords, separadas por ponto e vírgula.

REFERÊNCIAS – Escritas em espaço simples, com um espaço na mudança de autor (Conferir template).

 

2 – Entrada de autores nas referências:

- A entrada de autores nas referências deverá ser idêntica a da citação no texto e de acordo com as normas da ABNT - NBR 6023/2000. No texto, o sobrenome do autor deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação da literatura utilizada, como no exemplo: Martins (1995). Caso o nome do autor e o ano estejam entre parênteses, deverão estar separados por vírgula, em letras maiúsculas, como no exemplo: (DIGIMON, 1999). As citações que contenham até três (3) linhas não serão destacadas em blocos, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas. Deverão, também, conter a indicação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada, como no exemplo: (MARTINS, 1995, p. 10). As citações com mais de três (3) linhas deverão vir destacadas em blocos e recuadas 4 cm à esquerda, com fonte arial 10, sem aspas e espaçamento simples.

- As referências mencionadas no texto são de inteira responsabilidade de seus autores. Devem ser relacionadas, ao final, em espaçamento simples, com uso de nomes abreviados.

 

3 – Exemplos para a redação das referências:

Livro

TEIXEIRA, D. O corpo no esporte escolar, de lazer e de alto nível: um diálogo na busca de significados. Maringá: Eduem, 2001.

LARA, L. M.; PIMENTEL, G.G.A. (Orgs.). Políticas públicas de esporte e lazer em comunidades quilombolas no Paraná. Maringá: Eduem, 2013.

 

Capítulo de Livro

MOREIRA, N. R.  Desenvolvimento motor e dificuldades de aprendizagem. In: VIEIRA, J. L. (Org.). Educação física e esportes: estudos e proposições. Maringá: Eduem, 2004, p.117-128.

 

Dissertação/Tese

TEIXEIRA, R. O processo de avaliação na formação inicial em educação física e desporto: uma perspectiva de alunos e professores brasileiros e portugueses. 2005. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2005.

 

Artigos de Periódico

LARA, L. M.; MONTENEGRO, J.; RINALDI, I. P. B. SERON, T. D.  Dança e ginástica nas abordagens metodológicas da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 28, n. 2, p. 367-370, 2007.

 

Anais de Eventos

NARDO JR., N.; TIRAPEGUI, J.  Fitness level and overweight and obesity risk in adolescents. In: EUROPEAN COLLEGE OF SPORTS SCIENCE 10TH ANNUAL CONGRESS. Belgrado. Anais... Belgrado, 2005.

 

Artigos de Jornal

MARTINS, W. O paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar. 1995. Caderno B, p. 6.

MINISTÉRIO proíbe fabricação e uso de agrotóxico à base de organoclorados. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 25, 3 set. 1985.

 

Documentos federais, estaduais e municipais

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Programa estadual de Educação Física – 1987/1990. Rio de Janeiro: ECEF/SEEC-RJ, 1987. Mimeografado.

 

Documentos eletrônicos

DIGIMON, G. A. A saúde bucal do idoso, aspectos demográficos e epidemiológicos. [artigo científico]. 1999. Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos/saude – bucal – idoso.html. Acesso em: 4 jul. 2000.

 

4 - Os quadros, as tabelas e as figuras deverão ser numerados em algarismos arábicos (com suas respectivas legendas), incluídos no texto.

* Não se esqueça de visualizar o template do resumo expandido no site.

 

B) Normas para apresentação de pôster (BAIXE O TEMPLATE DO RESUMO SIMPLES AQUI)

1 – Estrutura do resumo simples

- O resumo submetido como pôster dever ser digitado em formato doc. e conter introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e 3 (três) palavras-chave, de acordo com as normas que seguem:

- O resumo deverá conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões (escritos em negrito e em caixa baixa no texto) e até 3 (três) palavras-chave.

- O tamanho máximo do resumo é de 1 (uma) lauda (folha A4), com 2cm de margens, fonte Arial, espaçamento 1,5 e tamanho 11 (onze).

- O resumo deve estar no seguinte formato: título em negrito, centralizado e em caixa alta; identificação dos autores separada por uma linha abaixo do título, com recuo à direita, devendo acompanhar nome por extenso, seguido da sigla da instituição entre parênteses; cidade, estado e país de origem na linha subsequente; email do congressista que irá apresentar o pôster na linha seguinte.

 

2 – Estrutura do pôster

– O pôster a ser apresentado deverá ter as seguintes medidas: 0,90m (largura) x 1,20m (altura) e deverá conter: título; nome dos autores, instituição, cidade, Estado e país; introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões, referências e outros elementos que se fizerem necessários.

* Não se esqueça de visualizar o template do resumo simples no site.

 

OBSERVAÇÕES

1 – Somente serão avaliadas submissões que seguirem rigorosamente as normas do evento, especificadas acima. Logo, observe atentamente os templates para a elaboração de seu resumo.

2 – O conteúdo do trabalho é de total responsabilidade de seus autores.

3 – A comissão organizadora não se responsabilizará por eventuais problemas técnicos no acesso aos arquivos submetidos.

4 – Apenas o trabalho efetivamente apresentado por, pelo menos, um de seus autores, será publicado nos anais do evento.

5 – Nos estudos que envolvem experimentos com animais, deverá constar uma declaração na seção “Métodos”, atestando que os procedimentos foram realizados em conformidade com a regulamentação adotada no país sobre o assunto. Deverá ser informado, igualmente, nos trabalhos envolvendo seres humanos, o número do parecer de aprovação do projeto emitido pelo COPEP.

 

Aguardamos o envio de seu trabalho.

Até Maringá!

Comissão Organizadora

Submissões a esta conferência fecharam em 2015-06-01.