Diretrizes para Autores
	 
Normas para Publicação dos Trabalhos
 Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de RESUMO SIMPLES ou RESUMO EXPANDIDO (clique para obter cada modelo). 
 Os trabalhos deverão estar inseridos em uma das seguintes áreas da Psicologia [ATENÇÃO: essa informação será solicitada durante a submissão do trabalho, portanto, A ÁREA NÃO DEVE SER INCLUÍDA NO TEXTO DO RESUMO]:
 1. Fundamentos da Psicologia 
 2. Psicologia e Educação 
 3. Psicologia, Saúde e Processos Clínicos 
 4. Psicologia e Trabalho
 
 Normas de referências e citações para os resumos expandidos
  Citações 	diretas com até três linhas: 	entre aspas, inseridas no corpo do texto, seguida pelo número das 	páginas do texto original entre parênteses. Usar aspas simples 	dentro de aspas duplas para isolar o material que, na fonte 	original, estava incluído entre aspas duplas.
 
 Ex: “as discussões sobre a dissociabilidade ensino-pesquisa e, em especial, sobre o caráter profissionalizante do ensino de graduação tendem a reforçar uma separação entre aqueles que produzem conhecimento e aqueles que vão consumi-lo na atividade profissional.” (LUNA, 1997, p. 308, grifo do autor). 
 Citações 	diretas com mais de três linhas: 	em bloco, sem aspas, em fonte Times New Roman, 11, espaço simples, 	iniciado em uma nova linha com recuo de 4 cm da margem esquerda, com 	ponto final antes do parênteses.
 
 Ex: 
 mas será mais proveitoso se conseguirmos eliminar os vícios de formação, especialmente aqueles que transformam a competência teórico-metodológica e a produção de conhecimento em opção, ao invés de fazer delas um compromisso epistemológico com a Psicologia, e ético com o cliente e com o homem. (LUNA, 1997, p. 313)
 Citação 	de citação deve ser evitada sempre que possível, mas no caso de 	ser imprescindível segue a forma. 	No caso de citação direta: Pierce apud Murphy (1990, p. 20), ou 	(PIERCE apud MURPHY, 1990, p. 20); ou, no caso de citação 	indireta: Pierce apud Murphy (1990) ou (PIERCE apud MURPHY, 1990).
 
   Supressões 	devem ser sinalizadas com três pontos entre colchetes: 	Ex: “[...] compromisso epistemológico com a Psicologia, e ético 	com o cliente e com o homem” (LUNA, 1997, p. 313).
 
  No 	caso de citação de texto cuja autoria não é identificada, inicie 	pela primeira palavra do título (incluindo o artigo definido ou 	indefinido) seguida de reticências, e depois da data de publicação 	do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação 	direta, separados por vírgula e entre parênteses.
 
 Ex: (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55). 
Na lista de referências: 
ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília, DF,. N. 13, p. 51-60, jan. 1987 
    Livros:
 ARAÚJO, S. F. Psicologia e neurociência: uma avaliação da perspectiva materialista no estudo dos fenômenos mentais. 2. ed. rev. ampl. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011.
 DARWIN, C. A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. São Paulo: Escala, 2009.
 
 Capítulo de Livro no qual o autor do capítulo e do livro são a mesma pessoa: 
 MIEL, A. Ensino como processo criativo. In:_____ Criatividade no ensino. Tradução de Aydano Arruda. 2. ed. São Paulo: IBRASA, 1972. p. 21-27.
 
 Capítulo de Livro no qual o autor do capítulo não é o autor do livro:
 LEWIN, K. Will and needs. In: ELLIS, W. D. (Org.). A source book of gestalt psychology. New York: The Humanities Press, 1950. p. 283-299.
 ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
 
 Artigos em periódicos científicos:
 ABIB, J. A. D. Epistemologia, transdisciplinaridade e método. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 12, n. 3, p. 219-229, set./dez. 1996.
 MARCUSE, H. A responsabilidade da ciência. Scientiae Studia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 159-164, 2009.
 
 Artigos em periódicos científicos extraídos da internet:
 MENGA, L.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm>. Acesso em: 29 jun. 2010.
 
 Trabalhos em anais de eventos:
 ENGELMANN, A. Bases teóricas da psicologia. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 21, 1991, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1991, p. 213-216.
 
 Teses e Dissertações:
 LAURENTI, C. Determinismo, indeterminismo e behaviorismo radical. 2009. 414 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
 SENA, F. A. C. Violência simbólica em instituições escolares: sua repercussão na formação do habitus de homossexuais masculinos. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.