Diretrizes para Autores
	Normas para Publicação dos Trabalhos
 Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de RESUMO SIMPLES ou RESUMO EXPANDIDO.
 Normas para o resumo simples
  
 
 Normas de referências e citações para os resumos expandidos
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Citações 	diretas com até três linhas:  	entre aspas, inseridas no corpo do texto, seguida pelo número das 	 páginas do texto original entre parênteses. Usar aspas simples 	dentro  de aspas duplas para isolar o material que, na fonte 	original, estava  incluído entre aspas duplas.
  
 Ex: “as discussões sobre a dissociabilidade ensino-pesquisa  e, em especial, sobre o caráter profissionalizante do ensino de  graduação tendem a reforçar uma separação entre aqueles que produzem  conhecimento e aqueles que vão consumi-lo na atividade profissional.”  (LUNA, 1997, p. 308, grifo o autor). 
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Citações 	diretas com mais de três linhas:  	em bloco, sem aspas, em fonte Times New Roman, 11, espaço simples, 	 iniciado em uma nova linha com recuo de 4 cm da margem esquerda, com 	 ponto final antes do parênteses.
  
 Ex: 
 mas  será mais proveitoso se conseguirmos eliminar os vícios de formação,  especialmente aqueles que transformam a competência teórico-metodológica  e a produção de conhecimento em opção, ao invés de fazer delas um  compromisso epistemológico com a Psicologia, e ético com o cliente e com  o homem. (LUNA, 1997, p. 313)
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Citação 	de citação deve ser evitada sempre que possível, mas no caso de 	ser imprescindível segue a forma.  	No caso de citação direta: Pierce apud Murphy (1990, p. 20), ou 	 (PIERCE apud MURPHY, 1990, p. 20); ou, no caso de citação 	indireta:  Pierce apud Murphy (1990) ou (PIERCE apud MURPHY, 1990).
  
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Supressões 	devem ser sinalizadas com três pontos entre colchetes: 	Ex: “[...] compromisso epistemológico com a Psicologia, e ético 	com o cliente e com o homem” (LUNA, 1997, p. 313).
  
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No 	caso de citação de texto cuja autoria não é identificada, inicie  	pela primeira palavra do título (incluindo o artigo definido ou 	 indefinido) seguida de reticências, e depois da data de publicação 	do  documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação 	direta,  separados por vírgula e entre parênteses.
  
 Ex: (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55). 
 Na lista de referências: 
 ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília, DF,. N. 13, p. 51-60, jan. 1987 
    Livros:
 ARAÚJO, S. F. Psicologia e neurociência:  uma avaliação da perspectiva materialista no estudo dos fenômenos  mentais. 2. ed. rev. ampl. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011.
 DARWIN, C. A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. São Paulo: Escala, 2009.
 
 
 Capítulo de Livro no qual o autor do capítulo e do livro são a mesma pessoa: 
 MIEL, A. Ensino como processo criativo. In:_____ Criatividade no ensino. Tradução de Aydano Arruda. 2. ed. São Paulo: IBRASA, 1972. p. 21-27.
 
 
 Capítulo de Livro no qual o autor do capítulo não é o autor do livro:
 LEWIN, K. Will and needs. In: ELLIS, W. D. (Org.). A source book of gestalt psychology. New York: The Humanities Press, 1950. p. 283-299.
 ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
 
 
 Artigos em periódicos científicos:
 ABIB, J. A. D. Epistemologia, transdisciplinaridade e método. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 12, n. 3, p. 219-229, set./dez. 1996.
 MARCUSE, H. A responsabilidade da ciência. Scientiae Studia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 159-164, 2009.
 
 
 Artigos em periódicos científicos extraídos da internet:
 MENGA, L.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação,  Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, set./dez. 2009. Disponível em:  <http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm>. Acesso em: 29 jun.  2010.
 
 
 Trabalhos em anais de eventos:
 ENGELMANN, A. Bases teóricas da psicologia. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 21, 1991, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1991, p. 213-216.
 
 
 Teses e Dissertações:
 LAURENTI, C. Determinismo, indeterminismo e behaviorismo radical.  2009. 414 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Centro de Educação e  Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade  Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
 SENA, F. A. C. Violência simbólica em instituições escolares:  sua repercussão na formação do habitus de homossexuais masculinos.  2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual  de Maringá, Maringá, 2011.